O projeto Obesidade Zero vem sendo desenvolvido nesse semestre pela Coordenação do curso de Fisioterapia. O público alvo são pessoas obesas que tem risco ou não cardiovascular, desenvolvido na Clínica Saúde, alunos do 6º ao 8º período de Fisioterapia estão trabalhando com 6 pacientes. Um dos grandes exemplos positivo do projeto, é o jovem de 22 anos Fernando Luís Araújo Matias, que começou seu tratamento há 3 semanas e já perdeu 8 kg nesse período.
Fernando que pesava 127 kg tem como meta chegar a pesar ao seu peso ideal que seria de 90 a 85 kg. Para ele participar do projeto está sendo uma mudança no seu estilo de vida. “Desde que comecei a participar do projeto, tudo mudou para melhor. A minha respiração ficou melhor, meu peso também vem melhorando, já que está diminuindo gradativamente, enfim só melhorias minha vida. Ser saudável hoje passou a ser um estilo de vida. Agradeço aos meninos do curso de Fisioterapia, eles são bons, como acadêmicos estão de parabéns pela dedicação e compromisso.”
De acordo com o Coordenador do Projeto, Profº Msc. Carlos Antônio da Luz Filho, a meta é promover a junção de vários outros profissionais, como Educação Física, Nutrição e Fisioterapia para melhorar a qualidade de vida dos pacientes na redução do peso. Um dos objetivos do projeto é diminuição de peso junto com a diminuição de medidas, no caso circunferência abdominal que hoje está associada a riscos cardiovasculares, tendo como meta proporcionar ao paciente mais disposição para atividades de vida diária bem como no trabalho.
“Através desse trabalho estamos conseguindo mostrar que o Fisioterapeuta pode atuar no condicionamento cardiovascular e não apenas com doenças com pacientes cardiopatas, mas também com fatores de riscos para doenças cardiovasculares como é o caso de pacientes obesos, diabéticos, dislipidêmicos, que também são da atuação da fisioterapia cardiovascular e que se enquadram no nosso projeto Obesidade Zero.”, falou o Profº. Msc. Carlos Luz.