Alunos de Fisioterapia e de Enfermagem da Facema promovem ação de saúde em praça pública: iniciativa faz parte do calendário acadêmico da instituição

Publicado em 11/04/2011 21:34:51

Alunos de Fisioterapia e de Enfermagem promovem mutirão de saúde em praça pública: ação integra calendário da instituição

Com o objetivo de estender suas ações para além dos limites físicos da Faculdade, acadêmicos e coordenadores da Facema estão realizando atividades que contemplem a comunidade caxiense com ações práticas das mais diversas áreas do conhecimento. A última ação promovida com essa finalidade, foi o Mutirão da Saúde realizado na Praça Gonçalves Dias por acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e de Enfermagem, sob a coordenação das professoras Mariana Sanchez e Ana Carla Marques, além da participação dos fisioterapeutas Andressa Kêyty dos Santos e do professor Eduardo Henrique de Barros .

Na praça foi montado stands onde foi possível à população ter acesso a, dentre outros serviços, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, pesagem, massagem e orientação para prevenção de doenças diversas. A princípio, o que seria uma forma de homenagear apenas mulheres em função do Dia Internacional da Mulher, veio a se tornar um grande evento atraindo e beneficiando também os homens que passavam pela praça.

Quem também prestigiou o evento foi a deputada estadual Cleide Coutinho. Na avaliação da parlamentar as ações são uma forma de aproximar o povo da educação, abrindo-lhes oportunidades de conhecerem mais os seus direitos de cidadãos.

A secretária municipal da Assistência Social, Fátima Liguori Trinta, aproveitou para verificar a pressão ao tempo que elogiou a iniciativa. “Todas essas atividades envolvendo a sociedade são muito bem vistas e aceitas e têm um grande valor social”, destacou Liguori.

A diretora administrativo-financeira da Facema, Maria Aparecida Barroso Coutinho, foi conferir de perto a iniciativa e ficou feliz com os resultados. “Há um comprometimento dos nossos acadêmicos em dar o melhor de si. Eles são confiantes e demonstram estar preparados para o desafio. Isso se deve ao empenho de cada um, mas também à qualidade dos nossos professores e a habilidade que têm para repassar os conhecimentos em sala de aula”

Ações fazem parte do calendário acadêmico-Todas as ações promovidas pela Faculdade fazem parte do calendário acadêmico da instituição, programadas para serem executadas em datas especiais ajustada às datas comemorativas do calendário nacional. Nesse sentido, já estão sendo planejadas atividades alusivas à páscoa, dia das mães, festividades juninas, entre outras datas.