Em finalização a disciplina “Estágio da Saúde Coletiva II”, os acadêmicos do 10º período de Fisioterapia do UniFacema, acompanhados pela Preceptora Thaismária Alves de Sousa, realizaram uma manhã de atividades na Unidade Prisional de Caxias.
Dentre as atividades foram realizadas palestras sobre “A Saúde do Homem”, onde foram elencadas informações sobre os cânceres de pênis e de próstata; dadas orientações aos detentos sobre os benefícios da locomoção e correta postura física, além da promoção de momentos lúdicos e o ensino de técnicas de alongamentos.
Maria Quitéria, enfermeira da Unidade Prisional, argumenta que fez o convite aos acadêmicos de Fisioterapia por entender a importância deste profissional dentro do ambiente prisional, por ser apto a prover exercícios que colaboram a favor da diminuição de doenças cardiorrespiratórias, geniturinárias, e muscoesqueléticas, as quais são amplamente detectadas no sistema carcerário.
Filipe Wandecio Barros da Silva, aluno do 10º período de Fisioterapia, coloca sua satisfação em ter participado da atividade que promoveu saúde aos detentos.
Angelyca Ingrid dos Santos Nunes, aluna do 10º período de Fisioterapia, pontua que vivenciou uma experiência nova, de grande utilidade e proveito profissional.
Thaismária Alves de Sousa, preceptora do estágio, conta que a atividade trouxe uma experiência diferencial aos alunos, no que tange a quebra de tabus e de preconceito referente aos internos. E pontua que a ação clareou ainda mais a notória necessidade da Fisioterapia e da inclusão de uma equipe multiprofissional dentro do Sistema Prisional. Finalizou agradecendo a todos que fazem a Unidade Prisional de Caxias, em especial, a enfermeira Maria Quitéria, pelo apoio dado durante todo este evento.