Foi realizado em Timon, nos dias 03 e 04 de junho, o I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil - EnHEMB com o tema: "Educação Comparada na História da Educação". O evento buscou estreitar os laços entre pesquisadores do Maranhão e do Piauí, ampliando as possibilidades de intercâmbio acadêmico, mobilidade acadêmica de estudantes e realização de pesquisa em rede de colaboração. O evento contou com a participação dos alunos do 6º, 7º e 8º períodos do curso de Pedagogia da Facema. Eles apresentaram trabalhos na modalidade de comunicação oral, que foram publicados nos anais do evento num e-book digital com ISBN, que pode ser acessado através do link: eventos.ifma.edu.br/histedu2017.
Todos os trabalhos aprovados, apresentados e publicados contaram com a orientação do Profº Msc. Joelson de Sousa Morais. São eles: "Implementação de políticas educacionais no ensino superior" e "Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da burguesia contra o analfabetismo”, de autoria dos alunos do 6° período de Pedagogia Frazia Regina Sousa Ibiapina, Lisiane da Silva Chaves, Mara Andreia Alves Cunha, Marcos Fabrício Rodrigues da Costa e Nhábilla Fernanda Araújo; "Os desafios encontrados pelos alunos da educação de jovens e adultos" de autoria dos alunos do 8º período de Pedagogia Francileia da Cruz Machado, Oziane Lima Conceição, Joanna D'arc Medeiros, Samara dos Reis Sousa e Tatiane Medeiros de Moura; "Histórico da formação de professores sob a análise da trajetória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional" de autoria dos alunos do 7º período de Pedagogia Andressa Layane dos Santos Sousa, Galeno Sampaio Fernandes e o artigo: "As histórias formativas de professoras iniciantes na escolha da profissão e suas implicações no cotidiano profissional" de autoria do Profº Msc. Joelson de Sousa Morais.
Para o Profº Msc. Joelson Morais, o evento foi grande importância. “Tanto para os professores como para os alunos, tendo em vista potencializar suas concepções e aprendizagens acerca de temas e discussões acerca da Educação no cenário contemporâneo, permitindo ainda, trabalhar a pesquisa como uma das dimensões importantes que compõem o tripé da formação de professores no Brasil em consonância com as diretrizes do curso se Pedagogia e da formação de professores.”