Foi realizado em São Paulo, entre os dias 14 a 18 de novembro, o V Congresso Brasileiro de Psicologia, organizado pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), na Universidade Nove de Julho – UNINOVE, com o tema: “ Ciência e Profissão – Psicologia, direitos sociais e políticas pública: avanços e desafio”.
Marcaram presença no congresso, alunos do 2° e 5° período de Psicologia do UniFacema. Evando Machado Costa, 5° período, apresentou os trabalhos intitulados: “A psicologia na perspectiva psicodinâmica: mal-estar psíquico e estratégias de ressignificação do trabalho”, “Envelhecimento saudável: as contribuições da psicologia em grupos de idosos” e “O sofrimento e a dor dos sobreviventes: atuação do psicólogo na pósvenção ao suicídio”.
A aluna Mônica dos Santos de Oliveira, 5° período, apresentou os trabalhos intitulados: “ O psicólogo no processo de formação continuada de educadores: combate ao abuso sexual na escola”, “Os desafios do psicólogo na assistência aos pacientes oncológicos fora de possibilidade terapêutica de cura” e “Sofrimento emocional na infância: depressão e as contribuições da psicologia às crianças acometidas”, os alunos foram orientados pela Profª Msc. Francisca Tatiana Gonçalves Dourado.
“as contribuições são imensuráveis, conhecemos pessoas de todo o país, trocamos conhecimentos e experiências, conhecemos assuntos novos da psicologia, participamos de simpósio, mesa redonda, conferências e vários outras palestras que agregaram muito para nossa formação”, ressaltaram os alunos.
O Profº Msc Pedro Wilson Ramos da Conceição também esteve presente no evento oferecendo apoio aos alunos e apresentou três trabalhos na modalidade comunicação oral e mesa redonda, com os temas: “ As representações sociais do poliamor ou relacionamentos poliafetivos entre acadêmicos de psicologia”, “A rede de atenção psicossocial (raps) como efetivadora da reforma psiquiátrica no Brasil” e “Método APAC e a humanização prisional”.