Os alunos do 6º período do curso de Psicologia do UniFacema - Conceição de Maria Melo Miranda, Gisela Chaves Lacerda, Iana Monteiro de Oliveira, Jardson de Andrade Sousa, Lisiane Costa Bezerra, Renan Oliveira Santos, Pedro Wilson Ramos da Conceição - tiveram seu artigo “Entre Teoria e Prática – Estágio Básico em Psicologia Social e Comunitária: um relato de experiência”, publicado na revista eletrônica, periódico científico, Acervo Saúde, conceito Qualis/Capes A1.
O relato de experiência versa sobre a prática de estágio dos acadêmicos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), bairros Mutirão e João Viana, e teve como principal alvo, fortalecer vínculos através do trabalho em equipe, promover a cooperação, trabalhar a criatividade, o raciocínio, afim de promover a integração do grupo assistido por aquela casa.
“Quando começamos nossas intervenções no CRAS, percebemos que havia uma necessidade de desenvolver um projeto que trabalhasse em seus usuários o despertar do sentimento da afetividade, e que isso fosse feito de forma não-linear, mas sim, múltipla. Em meio a tantas atividades que desenvolvemos, acredito que a gincana foi o momento que mais agregou valor quanto a isso, pois ficou notório que através desse momento lúdico e ao mesmo esportivo, as crianças desenvolveram o sentimento de coletividade, de auto-confiança e da cooperação de uma para com as outras”, pondera a aluna do 6º período do curso de Psicologia, Conceição de Maria Melo Miranda.
“A satisfação de ver os resultados que esse grupo de alunos conseguiu é muito grande, porque é o resultado de toda uma parte conceitual, transformadora e que agrega valor a eles, enquanto futuros psicólogos. É gratificante também porque transforma a visão deles de campo, de mundo, e os treina para a realidade profissional da área”, coloca o orientador do artigo, Prof. Msc. Pedro Wilson Ramos.