Alunos e alunas do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do UniFacema realizaram, dentro do Projeto de Responsabilidade Social da IES, uma atividade de “Acessibilidade em Tecnologia”, na ONG Mulheres e Meninas de Caxias (MUC).
Na ocasião, foi realizada a doação de um software, desenvolvido por meio da Liga Acadêmica do curso e destinado ao uso da ONG MUC, que é voltada para a proteção e o empoderamento de mulheres na cidade de Caxias. A doação objetivou auxiliar no cadastramento e gerenciamento de pessoas, contribuindo assim, para as atividades da ONG em prol da comunidade. Os desenvolvedores deste dispositivo foram o Prof. MsC. Marcos Rocha e o aluno Celiomar Gonçalves Junior.
A atividade realizada pelos alunos do Curso de ADS, também proporcionou uma compreensão abrangente sobre a importância da acessibilidade digital e de como incorporar práticas inclusivas no desenvolvimento de tecnologias, além de capacitar profissionais para criarem soluções tecnológicas acessíveis a todos, com a apresentação aos presentes das vantagens da acessibilidade no meio digital, o que certamente irá promover a igualdade de oportunidades, a inclusão e o desenvolvimento da empatia para criar soluções que atendam a diversos perfis.
A Coordenadora do Curso de ADS do UniFacema, Profa. Ma. Natássia Medeiros reforçou a importância da doação do software para a ONG MUC e os reflexos da formação diferenciada que o curso oferece.
“Este software representa mais do que uma simples ferramenta tecnológica, é um símbolo tangível do nosso compromisso contínuo com a comunidade. Projetado para otimizar os processos da ONG, ele não apenas aumentará sua eficiência, mas também fortalecerá sua capacidade de alcançar e ajudar mais mulheres e meninas em Caxias. A doação não apenas demonstra a competência técnica de nossos alunos, mas também reflete uma consciência social e o desejo genuíno de fazer a diferença. Estamos moldando profissionais que não apenas dominam a tecnologia, mas também a utilizam para o bem comum, impactando positivamente a vida das pessoas ao nosso redor.”