Alunos do Curso de Direito do UniFacema participam da Semana de Conciliação da 4ª Vara Cível de Caxias

Publicado em 04/03/2024 09:04:31

Em uma parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o UniFacema disponibilizou alunos do seu Curso de Direito para participarem como voluntários/conciliadores da Semana de Conciliação da 4ª Vara Cível da Comarca de Caxias. O evento, realizado no Fórum Desembargador Artur Almada Lima, entre os dias 19 de fevereiro e 01 de março, foi uma experiência prática que muito contribuiu para o aprendizado dos alunos do Curso de Direito, permitindo que aplicassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, em um ambiente real e propício para a prática.

A Semana de Conciliação ainda contou com a colaboração de mediadores e conciliadores formados pelo UniFacema, contribuindo para o sucesso e para a eficiência do evento, promovendo a resolução pacífica de conflitos da sociedade por meio de acordos entre as partes e fortalecendo os laços entre a academia e a comunidade jurídica local. A ação é um esforço coletivo do Poder Judiciário, no intuito de conciliar o maior número possível de processos no estado, resolvendo demandas de forma rápida, simples, gratuita e efetiva.

O juiz titular da 4ª Vara Cível de Caxias, Rômulo Lago e Cruz comentou sobre a importância do evento e da parceria com o UniFacema.

“Inicialmente, eu gostaria de agradecer ao UniFacema, pois graças a essa parceria institucional com o poder judiciário, foi possível realizarmos várias sessões de conciliação e mediação de aproximadamente 900 processos, e isso é algo gigantesco quando comparado ao número de conflitos que chegam mensalmente ao Fórum de Justiça de Caxias. Iniciativas como essa enaltecem a figura da instituição, e principalmente, trazem à população a certeza de que podem contar com pessoas comprometidas, sérias e destinadas à resolução de problemas e conflitos sociais.”

Wellison da Silva Ferreira, Aluno do 10º período do Curso de Direito do UniFacema relatou sobre a participação dos alunos no evento e seus desdobramentos.

“Para nós, foi bastante relevante e fundamental participamos dessa Semana de Conciliação, em uma parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão. Fomos três conciliadores, cada um em uma sala, aguardando que o administrador do computador central deslocasse as partes envolvidas para as salas de atendimento, para que nós realizássemos as audiências com a maior agilidade possível. Nessas audiências, foi possível trabalharmos a comunicação e a não violência, assuntos que estudamos durante a graduação. Essa parceria nos abre portas, e não somente para alunos já do décimo período, mas também para alunos de períodos iniciais”

O Coordenador do Curso de Direito do UniFacema, Prof. Esp. Marlon Jersen Lima dos Santos, que também participou da semana, se manifestou sobre essa parceria tão importante.

“Nesta Semana de Conciliação na 4ª Vara Cível da Comarca de Caxias, em parceria com o UniFacema, tivemos a participação de alguns alunos conciliadores trabalhando em diversas audiências de conciliação. Então, é muito importante a atuação dos alunos nessa atividade, tendo em vista a inserção da prática para o alunado do Curso de Direito, que organizou esse grupo de acadêmicos que já possuíam formação como conciliadores, pela Escola de Magistratura do Maranhão, para atuarem nessa ação da 4ª Vara Cível de Caxias.”

O UniFacema mantém o seu compromisso com uma formação acadêmica de excelência, contribuindo para o aprimoramento e o desenvolvimento profissional de seus alunos para que estes cultivem o compromisso social e o dever ético, como consequência do exercício de suas funções públicas.