Foi realizada neste domingo, dia 25 de novembro, as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade. O objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos estudantes dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências. Do UniFacema, estavam inscritos no exame, os cursos de Jornalismo e Psicologia como ingressantes, e como concluintes os cursos de Administração, Direito e Serviço Social.
Coordenadores e Professores dos cursos estiveram presentes na entrada da IES, dando apoio e incentivo para os alunos que iam fazer a prova.
Eles destacaram a importância do exame, que avalia só a formação do aluno.
“O curso de Administração já havia participado em edições anteriores do exame e com bom êxito dos alunos. Agora a Coordenação de Administração buscou conscientizar ainda mais os alunos da importância de fazerem uma boa prova, tanto para mostrarem o conhecimento adquirido nos 4 anos do curso, como também dar esse prestígio a instituição que escolheram para cursar Administração. E é importante lembrar que a nota do Enade hoje é absorvida pelo mercado de trabalho, e mostra a qualidade do aluno formado”, destacou o Coordenador de Administração Profº Msc. David Stanhy de Carvalho Silva.
O Coordenador de Direito Profº Esp. Tiago Leal Catunda Martins também destacou a importância do exame. “Essa é a primeira vez que a turma de Direito do UniFacema participa do ciclo de prova. Estamos com duas turmas, do 9º e 10º períodos, um total de 108 alunos fazendo a prova, e que vão avaliar o curso de Direito. Então, a expectativa é que seja uma nota boa, com uma avaliação fiel de como é o nosso curso em Caxias, mantendo a nota de excelência, esse é o nosso ideal, é o que a gente se propôs a fazer e o que se espera que seja o resultado da prova”
A Coordenadora de Serviço Social Profª Drª Liana Maria Ibiapina do Monte também estava confiante com o desempenho dos seus alunos. “Essa é a segunda vez que o curso de Serviço Social participa do Enade, e a nossa expectativa é a melhor. A Coordenação do curso promoveu um cronograma de revisão de questões, trabalhando tanto os conteúdos específicos como questões gerais, ao final aplicando um pré-teste, onde foi observado que os alunos estavam preparados para a realização do exame, portanto, acreditamos que iremos manter a nossa nota, que é 4.”
O trabalho de conscientização desenvolvido pela instituição trouxe um resultado positivo para a edição desse exame. Os alunos do UniFacema foram unânimes em destacar a importância do Exame.
“O Enade é muito importante porque nos possibilita avaliar os nossos conhecimentos durante esses 4 anos, uma forma de saber como foi o nosso desempenho ao longo do curso, e estamos preparados para o exame. A nossa expectativa é conseguir a nota máxima, até porque estudamos para isso, fomos preparados pela instituição com as provas integradas, sem contar que a nota do exame irá constar em nosso curriculum, e isso é um fator de grande importância para o mercado de trabalho”, falou o acadêmico de Administração Kawer da Silva Pontes.
O acadêmico de Direito Alexandre Noberto Campos Filho também destacou a importância do Enade: “Porque ele avalia não só os alunos, mas também a instituição, por isso que o pessoal de Direito vai fazer a prova conscientizado dessa importância, queremos sair de uma instituição conceituada com o maior índice, porque temos ciência do quanto isso fará a diferença no mercado de trabalho. Os alunos que saem de uma instituição com nota de excelência, praticamente já vão ser selecionados lá fora, por isso, que o nosso objetivo é de conseguir a nota máxima, que é cinco”
A acadêmica de Serviço Social Kellyane do Nascimento Muniz também tem o mesmo objetivo. “Estou preparada para o Enade, ainda mais com o incentivo dos professores durante todo o mês de outubro, que nos prepararam para o dia da prova. O exame é importante porque é através dele, que é alimentada a base científica do Governo Federal, sobre o aprendizado que está sendo aplicado no dia a dia da instituição para os alunos do curso e se o conhecimento dos professores está sendo efetivado. E sem contar que hoje o mercado de trabalho está atento a nota do Enade, portanto, a nossa expectativa é de obter a nota cinco, já que já temos o quatro”