O curso de Mediação e Conciliação Judicial oferecido pelo UniFacema, aconteceu entre os dias 05 e 09 de novembro com a parte teórica e dará continuidade com atividades práticas desenvolvidas pelos alunos, que participarão de sessões de audiência e conciliação, com carga horária de 60h. O curso foi ministrado pelos mediadores Vilmar Vasconcelos e Jucinéia Moreira, tratou da apresentação de novos meios de resolução de conflitos, nos quais os próprios envolvidos participam da solução do problema, amigavelmente.
O coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do UniFacema, Gentil Filho relata o desenvolvimento do curso. “ O curso foi uma iniciativa da instituição com a coordenação do NPJ e do curso de Direito, pois sentimos a necessidade de aumentarmos os números de mediadores e conciliadores na cidade de Caxias. Após as aulas teóricas, os alunos vão cumprir a carga horária de 60h de audiências e conciliação, são 2 sessões de observação como mediadores e co-mediadores e mais 17 audiências como mediadores em atuação, depois disso eles estarão aptos a exercer a função de mediadores."
O mediador e Prof. Vilmar Vasconcelos relata a importância do curso para alunos de Direito. “A proposta do curso de nova abordagem dos conflitos é multidisciplinar, está inserido técnicas de psicologia, administração, sociologia. Mas para alunos de Direito é importante a mediação e conciliação pois se você tem duas pessoas disputando um processo judicial, um perdeu e mesmo o que ganhou não sai satisfeito, o profissional do Direito deve saber aplicar o processo de mediação como uma nova alternativa de solução. ”
A aluna do 4° período de Direito, Ingredy Ferreira destaca que o curso traz uma proposta diferenciada.
“O curso traz uma proposta nova para a resolução de conflitos, como podemos viabilizar a solução de problemas de forma mais pacífica e evitar o abarrotamento do judiciário, o curso é inovador pois traz uma forma de tratamento mais humanitário. ” Clique aqui e confira mais fotos.