Alunos se engajam no Trote Cidadão

Publicado em 06/03/2009 09:06:44

FAixa do Trote CidadãoDiversos alunos da Facema abraçaram a causa da doação de sangue proposta pela IES. A atividade faz parte do 1º Trote Cidadão realizado pela faculdade em parceria com o Hemomar e o resultado superou as expectativas. "Foi muito boa esta campanha", afirmou a assistente social do Hemomar, Maria José.

Para o aluno Josevalbert Pereira Araújo, do curso de Fisioterapia, a iniciativa é louvável. "Isso demonstra que a nossa faculdade se preocupa com o bem-estar dos seus alunos e da comunidade onde está inserida. Amanhã nós podemos precisar desse sangue", disse.

A aluna de Fisioterapia, Simone Bastiani também é a favor do Trote Cidadão. "Esse tipo de atividade é importante porque a gente também tem que pensar no dia de amanhã. Temos que tirar o tabu e ajudar o próximo, participar, pois amanhã ou depois a gente também pode precisar", declarou.

O Trote Cidadão foi criado como uma forma de interagir os alunos e aumentar a consciência da necessidade de ajudar ao próximo. Ele ocorreu das 14h às 22h na sede da Facema.

"O trote deve ter uma concepção construtiva e uma das formas disso ser feito é aproximar o aluno do ambiente dele de trabalho futuro, no caso clínicas e hospitais, e também mostrar o cunho social do local onde eles vão ser inseridos. E a doação de sangue é uma forma também de conscientizar os alunos que a saúde vai além da anatomia, da fisiologia, tem a questão também da solidariedade", acrescentou o professor da Anatomia Humana, Marcos Antonio Santos, enquanto fazia a sua doação de sangue para o Hemomar / Caxias.

` Professor Marcos Antonio

Josevalbert (vermelho), aluno de Fisioterapia Professor Marcos Antonio