Apresentada a Abertura da Programação e Eventos para o ENADE 2021 para acadêmicos do UniFacema.

Publicado em 24/09/2021 18:29:15

Nesta quinta-feira (23), o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema realizou, a Abertura da Programação e Eventos de Lançamento das Ações para o ENADE2021.

O evento teve como objetivo apresentar o que é o ENADE, o caminho a ser percorrido pelo aluno até a data da prova e as atividades que serão desenvolvidas pelo UniFacema até o dia da avaliação.

O ENADE, que neste ano ocorrerá no dia 14 de novembro, tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e específica e o nível de atualização dos estudantes frente a realidade brasileira e mundial.

Na ocasião, os alunos foram recepcionados por professores e coordenadores dos cursos selecionados pelo MEC para desenvolverem o ENADE foram eles: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Educação Física e Pedagogia.

O momento foi aberto pelo Diretor da Escola de Humanas e Negócios do UniFacema, prof. Msc. Tiago Leal Catunda Martins que explanou de forma clara e didática o caminho que o aluno percorrerá até o dia da avaliação do ENADE.

Prof. Msc. Tiago Leal Catunda Martins

Diretor da Escola de Humanas e Negócios do UniFacema

“O objetivo do evento é esclarecer que o ENADE não é somente uma avaliação. E sim todo um caminho a ser percorrido pelo acadêmico até o dia da avaliação, que será no dia 14 de novembro. Então, foi esclarecido no evento, o que é o ENADE, a regulamentação legal, as informações principais, como realizar o cadastro no site do Governo Federal e o preenchimento do formulário”.

(Tiago Leal Catunda Martins, Diretor da Escola de Humanas e Negócios do UniFacema)

Além das diretrizes apresentadas no evento foi destacado que outras atividades serão realizadas com os acadêmicos até o momento da avaliação, dentre elas, um plano de benefícios foi apresentado onde o aluno poderá, além de participar de todos os simulados que serão realizados, oficinas institucionais e específicas para cada curso, poderão receber bolsas de estudo de até 100% nos cursos de pós graduação “lato sensu” oferecidas pelo UniFacema, ao primeiro colocado por curso, com mínimo de 70% de acertos na prova.

Aniele Cantanhede

Acadêmica do curso de Educação Física

“Assim como toda prova, o ENADE também é muito importante, para demonstrar nosso conhecimento durante todos esses anos que tivemos na graduação e com certeza será de grande valia para nossa carreira profissional”.

(Aniele Cantanhede, acadêmica do curso de Educação Física)

Adriano Vieira Santana Silva

Acadêmico do curso de Pedagogia

“O ENADE é importante tanto para medir o conhecimento dos alunos que estão concluindo o curso quanto também para elevar o nível da instituição no quesito de conhecimento”.

(Adriano Vieira Santana Silva, acadêmico do curso de Pedagogia)

Alysson Vinicius de Oliveira

Acadêmico do curso de ADS

“O ENADE é importante para medir a nossa capacidade e o da IES em relação ao ensino”.

(Alysson Vinicius de Oliveira, acadêmico do curso de ADS)