O artigo científico intitulado “Direito à intimidade e à vida privada: a transposição dos limites no relacionamento conjugal”, da acadêmica do 7º período de Direito, Raing Rayg de Araújo Oliveira, com orientação do Dr. Phd. Giorge André Lando, foi publicado na Revista de Direito Qualis B2, do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.
O artigo bibliográfico de revisão de literatura é resultado de uma pesquisa desenvolvida durante um ano, com alunos de vários cursos da Facema. Para Dr. Phd. Giorge Lando, o acadêmico de Direito tem um pensamento muito voltado para o concurso público, a carreira jurídica e às vezes acaba esquecendo de um lado importante que faz parte do estudo de Direito, que é a pesquisa. “Essa aluna em especial que é excelente, desenvolveu o que é normal no nosso curso. Nós temos que pesquisar, ler, o estudo faz parte da nossa carreira, seja para juiz, promotor, advogado, e a Raing Rayg desenvolveu com mais ênfase, porque existe também esse outro lado da carreira quando jurista, o estudioso do direito, que pensa e desenvolve teorias, e foi o que a acadêmica fez, criar uma nova teoria caracterizando uma terceira categoria relacionada ao direito a intimidade.”
A satisfação de ter um artigo científico publicado em revista desse porte também foi destacado, pelo professor. “É claro que existe uma função social da pesquisa, uma responsabilidade quando se faz a divulgação das informações que foram pesquisadas e nós tivemos essa preocupação de fazer uma pesquisa pautada pela ética e divulgar informações também nos preocupando de como a sociedade iria receber essas informações. Então quando chegamos a conclusão do nosso trabalho e vimos que estava bom o suficiente para ser publicado e aconteceu em uma revista que é de um programa de Mestrado e Doutorado em Direito, ficamos felizes, porque existe uma satisfação pessoal muito grande, é um troféu. Ganhamos dos dois lados, ganhamos em fazer uma excelente pesquisa e fomos premiados com essa pesquisa devido a publicação em uma revista de Qualis B2. E como Coordenador do curso, é motivo de orgulho, porque mostra que os nossos alunos tem aptidão para fazer os seletivos que vem fazendo e passando, os alunos dos últimos períodos já se submetendo a exame da ordem e sendo aprovados e alunos também fazendo pesquisa e tendo as mesmas divulgadas em excelentes revistas, tudo isso, mostra que o curso de Direito da Facema é um curso de excelência em todas as áreas da sua atuação.