O artigo científico intitulado “A Fisioterapia e o Relation Play: construção da consciência corporal em pessoas com transtorno do espectro autista” de autoria do egresso de Fisioterapia Márcio Marinho Magalhães, da aluna de Psicologia Winthney Paula Souza Oliveira com orientação da Profª Msc. Francisca Tatiana Dourado Gonçalves foi publicado como capítulo no e-book: “Alicerces da Saúde Pública no Brasil”, da Atena Editora. O referido artigo trata-se de uma produção com o intuito de levar através de revisão de literatura, informações para a comunidade e as contribuições da técnica para o fortalecimento do desenvolvimento psicomotor e cognitivo em pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. O ‘Relation Play’ auxilia o indivíduo a aperfeiçoar a auto confiança, relacionamento com outras pessoas, com o meio e até mesmo ampliação da comunicação, oferecendo um suporte capaz de modificar comportamentos estereotipados, déficits, minimizar dificuldades e expandir habilidades.
Para a Profª Msc. Tatiana Dourado: “O Relation Play, mostrado em nossa pesquisa, auxilia os indivíduos com autismo para o gradual fortalecimento de suas habilidades sociais, queremos apresentar para a comunidade novas estratégias que possam beneficiar e minimizar os prejuízos decorrentes do transtorno do espectro autista – TEA com a utilização da técnica.”
O egresso de Fisioterapia do UniFacema Márcio Marinho destaca a imensa satisfação de colher frutos dos estudos. “É preciso disseminar o acesso ao conhecimento e informações para a população em geral, ofertar assuntos atuais, a apresentação de novas técnicas terapêuticas eficazes contribuem para uma melhor assistência à saúde dos indivíduos.”
Para a acadêmica do Psicologia Winthney Paula, esse é o resultado do trabalho que foi apresentado em um congresso de destaque nacional, no final de 2017. “Após aquele momento, logo recebemos o convite para publicação em livro digital. O autismo é uma temática enigmática, estudamos e apresentamos um olhar diferenciado, através de uma técnica pouco difundida na sociedade e nos espaços de saúde.”