Com o tema: “Vigilância ao desenvolvimento infantil: detecção precoce dos sinais de autismo na APS”, o artigo recorte da pesquisa de TCC da acadêmica Najra Danny Pereira Lima, sob orientação da Profa. MsC. Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha e com autores participantes, Janderson Castro dos Santos, Giancarlos de Sousa Lima, Joyce Driely Carvalho Silva e Felipe Santana e Silva, foi premiado no Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde, realizado em Teresina - PI.
O assunto abordado no artigo foi a Vigilância do Desenvolvimento Infantil, e a atenção especial sobre a importância da detecção de sinais precoces do autismo. De acordo com o estudo feito, nos Estados Unidos, viu-se que as pesquisas sobre o transtorno são bem mais avançadas do que no Brasil. Naquele país, as crianças são diagnosticadas na faixa etária dos 3 anos, enquanto que aqui no Brasil, a percepção da doença só é efetivada, em muitos casos, aos 8 anos, o que compromete o desenvolvimento de habilidades do paciente. O artigo afirma que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais positivo será o tratamento para a criança autista, possibilitando à mesma a viver com mais independência e dignidade.
A Profª Msc. Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, orientadora do trabalho, destacou a importância dessa conquista para a instituição. “Esse trabalho ser premiado, dessa maneira, com esta menção honrosa foi importante, porque, assim, demonstrou que o aluno da Facema está saindo preparado, com trabalhos bem feitos, bem elaborados, prontos para concorrer em congressos nacionais e internacionais. Foi muito gratificante, levando-se em consideração que a concorrência era de grande nível, tinham participantes do país inteiro, com trabalhos variados. Portanto, esta premiação revela a maturidade de nossos alunos, bem como a capacidade, deles, de elaborar excelentes pesquisas, desde que sejam acompanhados por orientadores comprometidos com a investigação científica. Estamos felizes.”
A pesquisa desenvolvida durou cerca de nove meses, com um intenso trabalho de pesquisa bibliográfica e também no campo, para a coleta de dados, entrevistando médicos e enfermeiros da Atenção Primária da Saúde, em Caxias-MA.
A acadêmica Najra Danny que teve a iniciativa de estudar o assunto, motivada principalmente por ser mãe de uma criança autista, destacou como o aprendizado adquirido ao longo da pesquisa, vai ajudar não só ela, mas também outras famílias.
“Eu só tenho que agradecer, a instituição pelo apoio, a coordenadora do curso de Enfermagem a Profª Msc. Ana Carla Costa, e principalmente a Profª Msc. Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha que abraçou a ideia e levou toda a pesquisa com muita emoção e competência. Enfim, não tenho como negar que isso é muito emocionante para mim, como mãe de uma criança autista, tudo foi feito com muito carinho, porque nós que amamos, conhecemos e convivemos com uma pessoa autista sabemos das grandes necessidades que elas tem. Então, é muito importante poder contribuir para a descoberta dos sinais do autismo precocemente e ajudar a essa pessoa a ter uma vida mais digna.”, afirmou a acadêmica.
O artigo Vigilância ao desenvolvimento infantil: detecção precoces dos sinais de autismo na APS, foi apresentado na modalidade comunicação oral com duração de 10 minutos. O Congresso Internacional foi realizado na cidade de Teresina entre os dias 5 a 7 de maio. A premiação do artigo será através da publicação em uma Revista da Paraíba, além da Certificação de Menção Honrosa.