Foi realizado de 30 de outubro a 02 de novembro na cidade de Parnaíba no Piauí, o I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. Na oportunidade, trabalhos de acadêmicos e professora do curso de Nutrição da Facema foram apresentados no congresso.
O trabalho intitulado: “Aleitamento Materno: tempo de permanência e fatores determinantes dessa prática”, das acadêmicas do 7º e 8º período: Iana Brenda Silva Conceição, Francisca Karoline Lima Campos, Vânia Thais Silva Gomes, Kelson Nascimento Conceição, Nanderson Emanuel Carvalho Lima, e com a orientação das Professoras: Mestra Daniele Rodrigues Carvalho Caldas e Mestra Liejy Agnes Santos Raposo Landim, foi apresentado no congresso, na Modalidade Pôster.
O outro trabalho intitulado: “Influência das intercorrências mamárias no aleitamento materno”, das acadêmicas do 7º e 8º período : Iana Brenda Silva Conceição, Francisca Karoline Lima Campos e Maria de Fátima Rodrigues Silva, com a orientação das professoras: Mestra Ana Paula de Melo Simplício e Mestra Liejy Agnes Santos Raposo Landim, foi apresentado na Modalidade Oral.
Já o trabalho intitulado: “Consumo de cálcio e vitamina D por mulheres obesas em município do Nordeste no Brasil”, das acadêmicas: Karine Andresa Santos Silva, Layde Ana Assunção Moreira, Morgana Santos Costa, Aryelle Lorrane da Silva Gois, Giuliana Porto Reis da Silva e das Profª Msc. Liejy Agnes Santos Raposo Landim e a Profª Msc. Daniele Rodrigues Carvalho Caldas foi apresentado na modalidade Painel Eletrônico, categoria profissional.
Para a Profª Msc. Daniela Rodrigues a participação no congresso foi motivo de orgulho e satisfação. “Pra mim foi muito interessante, levar trabalhos da Facema, o que é excelente para a instituição, e também
de grande valia para o curso de nutrição. Isso só proporciona ao curso de Nutrição da Facema, maior atração aos novos alunos. Já para os alunos que tiveram a oportunidade de participar do congresso é de grande importância, tanto para o desenvolvimento acadêmico como profissional, isso sem falar do estímulo a pesquisa que a Facema está proporcionando aos professores e alunos. Enfim, eu me senti muito gratificada e lisonjeada de ter levado o trabalho produzido pelas alunas, bem como também por outras alunas que foram apresentar seus próprios trabalhos, para nós como professores, a sensação está resumida a uma só a palavra: orgulho.”