A Facema abriu as inscrições para o curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH - SALVE) com o professor Daniel Sarquis, que é médico cirurgião, responsável pelo treinamento da equipe do SAMU / Caxias. O curso é de extensão, com 238 horas / aula e busca capacitar
profissionais atuantes em situação de urgência, bem como as pessoas leigas que tenham interesse em trabalhar na área, além de acadêmicos da saúde. O requisito mínimo é o segundo grau completo.
"Neste curso, o aluno perde o medo da urgência. Ele vai fazer a massagem cardíaca, a ventilação artificial, o parto no simulador, as manobras de resgate. Vai utilizar todos os equipamentos que existem em atendimento hospitalar. Também vai ter a experiência de fazer um estágio no SAMU para vivenciar, de forma prática, essas situações que ele vai ver em sala de aula", acrescenta o professor Sarquis.
Ele prevê ainda um acampamento em Tucunaré para que os alunos pratiquem rapel, cabo submerso, salvamento aquático e orientação por bússola.
De acordo com Sarquis, é a primeira vez que um curso desta natureza será ministrado para toda a região do Leste Maranhense. "Ele acontece mais nas capitais, como São Luís, Teresina...Então é uma oportunidade única", ressalta.
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas na própria Facema de 10/03 a 24/04. A aula inaugural acontece no dia 24/04 no auditório da faculdade e o início do curso no sábado (25/04). Os módulos serão aplicados aos sábados (um por mês) com interrupção em julho e dezembro para que os estudantes não comprometam as suas férias.
Vale reforçar que o curso é destinado a qualquer pessoa que já trabalhe ou queira atuar nesta área, ou seja, não é necessário que seja acadêmico ou profissional da área de saúde para poder se inscrever.
O curso Atendimento Pré-Hospitalar conta com a parceria da Facema, da empresa Salve, do SAMU e da Polícia Rodoviária Federal do Piauí.
Mini-currículo - Daniel Sarquis é médico especialista em cirurgia geral, medicina de tráfego e mestre em saúde da criança.
Fonte: Facema / Luciana Lobão