No último sábado (01), o auditório do UniFacema foi palco do II Colóquio da ADVIRC (Associação dos Deficientes Visuais na Região dos Cocais). O encontro teve como objetivo discutir assuntos pertinentes sobre a superação de pessoas com deficiência visual, diante vários desafios que a vida proporciona, começando desde a desmistificação do uso do sistema Braille.
Foram feitas discussões sobre “O Grande Desafio” de pessoas deficientes passarem no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e de adquirirem aptidão e desenvolverem estratégias no ensino de Matemática. O ato também contou com falas alusivas ao empoderamento da mulher deficiente visual.
Sexóloga, e especialista em Educação Especial e Inclusiva, a professora Kelly Araújo, palestrou no evento e coordenou a mesa de discussão sobre empoderamento da mulher deficiente visual. Ela pontua que o II Colóquio da ADVIRC foi um momento de muita aprendizagem, de muitos esclarecimentos, e diz ter certeza, que o colóquio propiciou à todas as pessoas que participaram, um rico conhecimento.
“A ADVIRC, mais uma vez, agradece o apoio do UniFacema em ter aberto suas portas para levarmos esses questionamentos à sociedade caxiense, pois debates sobre tais assuntos, são à cada dia, mais necessários”, diz o coordenador do evento, Prof. Esp. Aristóteles Meneses Lima.
A parceria entre o UniFacema e a ADVIRC, faz parte do projeto da IES sobre responsabilidade social e comunicação direta com a sociedade civil organizada.