Auditório do UniFacema recebe a Abertura do Campeonato Caxiense de Basquetebol 2021

Publicado em 23/09/2021 10:56:38

Os cursos de Educação Física e Enfermagem, através da Escola de Saúde do UniFacema, realizaram na noite desta terça-feira (21), no auditório do UniFacema, a abertura do Campeonato Caxiense de Basquetebol 2021 com a temática: ”Doe um pouco de Vida”.

A inscrição para o campeonato foi feita através de doações de sangue ou de 1 kg de alimento não perecível. Ao final foram arrecadadas, 36 bolsas de sangue e 60kg de alimentos, totalizando 96 atletas inscritos. Os alimentos arrecadados serão entregues no último dia da competição ao Lar da Divina Providência.

Na ocasião, os atletas foram recepcionados por acadêmicos do 7° período do curso de Educação Física que estão realizando estágio esportivo. Cumprindo os protocolos de saúde, no ato do credenciamento era exigida a carteirinha de vacinação com pelo menos a primeira dosede vacina registrada. A coordenação do evento encontrou nessa forma, a melhor maneira de colocá-los no processo de ensino e aprendizagem, principalmente abrangendo a disciplina de Organização Gestão e Marketing Esportivo, sendo que os acadêmicos ficaram responsáveis por elaborar, planejar e organizar todo evento.

Prof. Msc. Antônio Daniel Saraiva da Costa

Coordenador do curso de Educação Física

“A ideia deste evento é que através do esporte da integração dos conhecimentos das diversas formas de saúde os alunos possam aprender a organizar eventos esportivos, integrar conhecimentos e assuntos relacionados a prevenção e autocuidado dos atletas”

(Coordenador do curso de Educação Física/ Prof. Msc. Antônio Daniel Saraiva da Costa)

É importante ter a experiência de estágio porque quando saímos para enfrentar o mercado de trabalho, estaremos preparados não só para o esporte, mas com uma visão mais ampla em marketing e gestão. Nesse evento, tivemos essa experiência de organizar o evento desde o início até o final na entrega de medalhas.

(Estagiário do curso de Educação física, Mateus Rocha)

Acadêmicos dos cursos de Educação Física e Enfermagem colocaram à disposição da comunidade basqueteira os protocolos de saúde, elaborados por eles, contendo informações sobre como serão conduzidos dentro do ginásio de esportes.

O acadêmico do curso de enfermagem Yago da Silva Santos, relatou sobre os cuidados que se deve tomar no período de pandemia.

Yago da Silva Santos

Acadêmico de Enfermagem

“Hoje iremos relatar, nesse evento, os cuidados que se deve ter com a saúde física e mental no período da pandemia. Produzimos questionários que foram disponibilizados para os alunos na IES, buscando identificar os transtornos desenvolvidos por eles, nesse período de pandemia e com isso demonstraremos a importância do exercício físico, como forma terapêutica e não farmacológica, para tratamento e redução desses sintomas”

(Acadêmico,10° periodo de Enfermagem/UniFacema, Yago da Silva Santos)

No final do evento foi feito o sorteio de formação das tabelas, onde se dará o confronto nos próximos dias 24 e 25 de setembro, no Ginásio do Unifacema, e as finais que serão realizadas nos próximos dias 1° e 2 de outubro.

Mateus Teixeira Câmara Mourão

Acadêmico de Física/UEMA

“Este evento é importante porque contribui com o movimento do basquete na cidade, além de influenciar a população de atletas caxienses a ter essa conscientização de solidariedade através da doação de sangue ou alimento”.

João Nilson

Acadêmico 6° Período de Farmácia/UniFacema

“Estou achando muito legal esse evento pela questão do engajamento, além de ser atleta sou aluno do UniFacema, achei imprescindível essa questão de doação de alimentos e de sangue para esse evento acontecer. Estão de parabéns todos os  envolvidos”.

(Acadêmico 6° Período de Farmácia/UniFacema, João Nilson)

Prof. Esp. Raimundo Robson Lopes

“Gostaria que toda comunidade pudesse participar de alguma forma, seja presencial ou através das redes sociais pois é uma forma de estarmos contribuindo com essa missão de processo e aprendizagem dos nossos alunos com a comunidade atlética caxiense, lembrando que trouxemos esse tema: “Doe um pouco de vida”, pois sabemos que nesse período de pandemia houve um decréscimo grande na arrecadação de bolsas de sangue e nada mais justo em podermos estar colaborando, nesse momento, com essa grande ação”, finaliza o Prof. Esp. Raimundo Robson Lopes.