Na última segunda-feira, 02/09, o auditório do UniFacema sediou o evento de abertura da Campanha do Setembro Amarelo, promovido pela Secretaria de Saúde Municipal, para profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), contando com a participação de diversas autoridades.
O Setembro Amarelo é a maior campanha do mundo voltada para a prevenção do suicídio. Em 2024, o lema da campanha é "Se precisar, peça ajuda!", reforçando a importância de falar abertamente sobre o tema e incentivar as pessoas a buscarem apoio quando necessário.
Durante a Campanha de 2024, diversas ações serão realizadas para conscientizar os profissionais da saúde, assim como toda a população, sobre a importância da vida e a prevenção do suicídio, um tema ainda considerado tabu. É essencial discutir abertamente o assunto, levando as pessoas em situação de crise a buscarem ajuda e compreendam que a vida é sempre a melhor escolha.
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com estabelecimento de ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado.
O UniFacema reitera a importância de campanhas como a do Setembro Amarelo e dos serviços e programas voltados para atenção em saúde mental, que têm como propósito assegurar o acesso e oferecer cuidado integral e tratamento às pessoas em sofrimento psíquico.