UniFacema

Autor de ‘Por entre ruas e becos de Caxias' doa obra à Biblioteca do UniFacema

Publicado em 01/09/2021 08:36:44

O Arquiteto e Urbanista Ezíquio Barros Neto doou para a Biblioteca do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, a obra de sua autoria ‘Por entre ruas e becos de Caxias’. Em si, a obra traz um levantamento inédito de mais de 1000 logradouros do perímetro urbano da cidade de Caxias (MA), detalhados em seus elementos históricos e urbanísticos.

IMG_2270
Prof. Msc. Pedro Henrique (Coordenador de Arquitetura e Urbanismo) e Leandro Sant'Anna (Bibliotecário) recebem das mãos do autor Ezíquio Barros Neto o livro 'Por entre ruas e becos de Caxias'.

 

IMG_2274

 

O autor coloca que a ideia de produzir este livro surgiu de um entusiasmo seu frente a sua área de formação e profissão, de Arquiteto e Urbanista. Entusiasmo, que ficou ainda mais fortalecido quando o mesmo colaborou nos Projetos de Planejamento, no Plano Diretor e na Lei da Criação de Bairros de Caxias (MA), de onde colheu material para catalogar neste volume; e frisa que este livro contém não somente a história oficial da cidade, mas também o sublinhado da contribuição dos populares em seus respectivos bairros e logradouros.

ezíquio
Ezíquio Barros Neto
Autor



“Neste livro, há o acúmulo das buscas que fiz de todos os materiais oficiais dos órgãos públicos, e interessantemente, de uma pesquisa em campo, em que pude mapear novas praças, ruas, que ainda não haviam sido mapeadas nem pela Prefeitura, nem mesmo pelos Correios. E além de fazer uma breve análise das características urbanas, também fiz o resgate topônimo, respondendo porque o logradouro tem aquele nome e o seu significado”, diz o autor.

Ezíquio Barros Neto, que atualmente é Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, pontua que este livro beneficia alunos deste curso, pesquisadores e o público em geral, pois “o livro consegue manter um diálogo bem didático, com mais de 500 imagens, fotos, mapas, representações, no objetivo primeiro de mostrar em detalhes Caxias (MA) para todos que a querem bem conhecer.”

O Prof. Msc. Pedro Henrique Tajra Hidd Pearce Brito, coordenador de Arquitetura e Urbanismo, defende que a coletânea de informações catalogadas neste livro em muito ajuda na aprendizagem dos alunos de Arquitetura e Urbanismo.

pedror
Prof. Msc. Pedro Henrique Tajra Hidd Pearce Brito
Coordenador de Arquitetura e Urbanismo

 

“Muitas vezes, ao trabalhar em nossas aulas temáticas sobre aspectos urbanos, históricos e seus conceitos, temos certa dificuldade de mirar para a nossa cidade, por falta de bibliografia. Agora, com esse livro, não teremos mais esse problema. Pois, ele é muito rico, traz detalhes bem interessantes, fáceis de entender, e que já servem para nossos alunos de Arquitetura e Urbanismo desde mesmo o primeiro período”, defende o coordenador.


Leandro Sant'Anna, Bibliotecário do UniFacema, finaliza:

leandro
Leandro Sant'Anna
Bibliotecário


“A Biblioteca do UniFacema já conta com vários exemplares que atendem a todos os cursos. E estamos muito felizes em recebermos a doação de um livro tão rico em conhecimentos sobre a nossa cidade de Caxias (MA). Um livro belíssimo, requintado, e que eu tenho certeza que vai enriquecer a leitura, imaginário e a educação de todos os alunos e usuários”, finaliza o Bibliotecário.

IMG_2272

O livro ‘Por entre ruas e becos de Caxias’ pode ser encontrado nas principais livrarias da cidade e também na Academia Caxiense de Letras.

 


CALENDÁRIO ACADÊMICO

abril
VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

© 2009 - 2024 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.