Avaliação Educacional é tema da Semana Pedagógica da Facema

Publicado em 28/07/2011 02:09:49

Avaliação Educacional é tema da Semana Pedagógica da FacemaCom o propósito de estudar a Avaliação Educacional, no enfoque da aprendizagem, prática docente e avaliação institucional,teve inicio nesta terça-feira,26, a semana pedagógica da Facema. O evento também marca a implantação do Núcleo de Avaliação da Faculdade, setor que terá como objetivo melhorar a qualidade do ensino e gerar indicadores para as tomadas de decisões da gestão, bem como o ingresso de novos docentes aprovados no último seletivo. Da relação das novas aquisições docentes da Facema, consta a professora pedagoga, psicóloga e PhD em currículo e avaliação (EUA) Maria Salete Linhares Boakari. Será dela a coordenação do novo Núcleo de Avaliação.

“A instituição está crescendo e com o crescimento vêm as demandas por novos profissionais, novas estratégias gerenciais e docentes. Ciente disso e entendendo a necessidade dos ajustes necessários para continuar provendo um ensino superior de qualidade, a direção da Facema procura se adequar a essa fase de crescimento dotando seu quadro docente dos mais gabaritados professores e sempre discutindo, avaliando e reavaliando seu planejamento para o ano letivo em eventos como esse que constitui a semana pedagógica”, declara a diretora geral Aryzaltina Silva Penha.

“O objetivo a ser alcançado neste estudo coletivo é o de nos prepararmos para a implementação de uma cultura de avaliação capaz de nos orientar e sustentar nossas intervenções quer em sala de aula, quer na esfera da IES, na procura de melhores resultados de atuação docente e de aprendizagem”, endossa o Diretor Acadêmico da Facema Marcos Aurélio de Araújo Alves.

Programação da Semana Pedagógica

Durante 12 horas, os docentes discutirão o calendário acadêmico para o bloco 2011.2; participarão de oficina para análise e elaboração de itens de teste; além de estudarem acerca dos instrumentos de avaliação: seminário, trabalho escrito, relatório, autoavaliação, estudo dirigido, portfólio e observação. Também serão discutidos durante o evento avaliação dos planos de curso, da prática docente e monitoramento dos instrumentos de avaliação (testes escritos), avaliação institucional e avaliação dos cursos.