Bloquinho da Vacinação: Cursos de Enfermagem e Nutrição juntos na vacinação das crianças

Publicado em 25/02/2022 16:19:00

Na sexta-feira (25), os acadêmicos de Enfermagem e Nutrição realizaram uma ação que visou a vacinação das crianças caxienses, com idade de 5 a 11 anos. E foi assim, nesse clima carnavalesco, que o Bloquinho da Vacinação contou com muita animação, pula-pula, algodão doce e vários acadêmicos vestidos de personagens de desenhos infantis.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, os acadêmicos de Enfermagem puderam dar continuidade no processo de vacinação, interferindo de maneira positiva e aumentando a cobertura vacinal na cidade de Caxias.

A ação contou também com a parceria dos acadêmicos de Nutrição do UniFacema, que prestaram outros serviços, como: protocolos de inserção a uma alimentação saudável e o cálculo do IMC, que ajudou a identificar a obesidade ou desnutrição nas crianças que por lá passaram para se vacinar, com assistência aos pais desses pequenos.

O acadêmico do 9° período de Enfermagem, Paulo Lima, falou sobre a importância dessa ação para a sociedade, e para sua formação como profissional da saúde.

Paulo Lima / Acadêmico do 9° período de Enfermagem

“Nosso objetivo é imunizar o máximo de crianças possíveis, por as aulas presencias que estão voltando nas escolas e o contato mais próximo acontecer. E a imunização é importante porque evita a disseminação do vírus, facilitando a diminuição de infectados. Estou feliz por participar dessa ação, é um aprendizado muito grande, e que fica como experiência para a nossa formação profissional.”

Erika Araújo, mãe do João Miguel de 5 aninhos, uma das crianças vacinadas, parabenizou os acadêmicos do UniFacema pela realização desta ação.

Erika Araújo

“Eu acho bem válido e parabenizo os acadêmicos do UniFacema por realizar esta ação. Estamos ainda em pandemia, e trazer as crianças para vacinar, incentivando desde cedo a prevenção e imunização através da vacina é importante para que saiamos a salvo dessa pandemia.”

Profa. Esp. Camila Lohanny Azevedo Viana

“O principal objetivo desse evento é promover saúde, é ter um olhar holístico para a sociedade, para as crianças e cuidar do próximo. É oportunizar aos alunos experiências práticas externas, desempenhando algumas funções de promoção e prevenção a saúde dessas crianças.” Afirmou, a Profa. Esp. Camila Lohanny Azevedo Viana, do curso de Enfermagem.

A ideia da realização do Bloquinho da Vacinação surgiu da necessidade de os alunos serem levados a praticarem atividades de educação em saúde fora das 4 paredes da instituição. Serve como experiência de contato com a comunidade, através de ações sociais como essa, que é um dos objetivos principais do UniFacema e dos Cursos de Enfermagem e Nutrição.

março