O projeto “O exercício da cidadania digital na promoção de cidadãos participativos e conscientes” executado pela Prof.ª Esp. Luciane Lima Rodrigues, com a colaboração da Prof.ª Ms. Suely Barbosa de Moura e das alunas Yara Sânia Bomfim da Silva, Luciana Fernandes Santos, Marli da Silva Abdala, teve como objetivo promover o exercício da cidadania digital, através de ações educativas e práticas desenvolvidas junto a 1.500 alunos de escolas de Ensino Médio da rede estadual no município de Caxias.
“Os adolescentes estão sempre conectados à internet, através principalmente das redes sociais e não percebem os riscos e perigos que seu uso indevido pode provocar, então nosso intuito é orientá-los através da cartilha sobre o uso consciente e responsável da internet e das tecnologias, apresentando meios pelos quais eles possam usufruir corretamente dos diversos benefícios da net e orientá-los sobre os riscos e perigos de seu uso indevido.”, afirmou a Profª Espc. Luciane Lima.
O projeto foi realizado em duas etapas, na primeira a distribuição e apresentação da cartilha educativa #eucurtocidadaniadigital, que foi trabalhado com os alunos os nove princípios da cidadania digital através de discussões e conversas sobre comunicação, etiqueta, segurança, lei, saúde e bem-estar, acesso, literacia, comércio eletrônico, direitos e responsabilidades no meio digital. Já o segundo momento, foi à produção de um blog das escola parceiras, Centro de Ensino Médio Inácio Passarinho e Escola Conego Aderson. A produção foi realizada por uma equipe de alunos, com a orientação das bolsistas do projeto.
Para a aluna do Centro de Ensino Inácio Passarinho, Irene Sueli de Andrade Carvalho, a iniciativa do projeto foi de grande importância, “a realidade das escolas do Maranhão e do Brasil é difícil, temos o equipamento, mas não temos a área ampla da informática, porque não fazemos uso, e essa iniciativa do #eucurtocidadaniadigital vai fazer com que a gente volte a usar os nossos equipamentos, que estão parados. Aqui a gente está aprendendo como usar os recursos de forma correta e a criação do blog vai promover uma maior interação na escola, onde as atividades serão divulgadas de forma mais rápida e dinâmica.”
Clique aqui e confira mais fotos