Caxias comemora 187 anos de emancipação política

Publicado em 05/07/2023 08:31:46

Nesta quarta-feira, comemora-se mais um ano da data da emancipação política de Caxias. Foi em 5 de julho de 1836, por meio da Lei Provincial, assinada pelo Senador Antônio Pedro da Costa Ferreira, que Caxias tornou-se uma cidade.

Caxias é rica em cultura e em folclore, e celebrar os 187 anos é celebrar a vida do seu povo. Essa cidade tão importante para a história do Brasil conta com três datas comemorativas: 31 de outubro, data em que Caxias deixa de ser Arraial para ser Vila; a segunda data é 01 de agosto, data da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e o dia de hoje, 5 de julho, data da celebração dos seus 187 anos de elevação à categoria de cidade.

A cidade de Caxias é conhecida por ter, entre os que aqui nasceram, nomes importantes da literatura brasileira, a exemplo de Gonçalves Dias e Coelho Neto. Também possui um vasto repertório de referências patrimoniais, culturais, históricos, materiais e imateriais: sua arquitetura, economia, religiosidade, vida política, educacional e social, representada nos bairros, casarões, igrejas, escolas, universidades, praças, monumentos, festas, comidas, poesias, enfim, nos mais variados lugares que podem oferecer informações valiosas sobre o seu surgimento e o seu processo de formação.

O UniFacema parabeniza Caxias e deseja que a cada ano seja possível vivenciar a celebração desta importante data e continuar contribuindo para o seu desenvolvimento no setor da educação, para assim, melhorar a qualidade de vida dos caxienses e dos que aqui vivem, cercados das mais belas histórias, paisagens e referências.