Inaugur
ado em Novembro de 2013, o Centro de Conciliação da Facema comemora neste mês de julho 08 meses de funcionamento. Ao longo desse período o Centro já agendou 80 audiências para resolução de conflitos em diversas áreas.
Os acordos realizados somam 31 casos, sendo a grande maioria, voltados para conflitos de Direito de Família, como ações alimentícias e guarda de menores. As ocorrências policiais, situações encaminhadas pelo Distrito Policial, vêm em segundo lugar, com acordos relacionados às situações de discriminação ou violência.
“Hoje, o Centro de Conciliação da Facema, já estabeleceu um canal próprio adequado e específico para nossas demandas. Ele se apresenta em franca atividade, haja vista que a cada dia se torna mais conhecido pela sociedade caxiense em virtude dos bons resultados”, disse o Coordenador do Curso de Direito, Prof. Dr. Giorge André Lando.
Além da perspectiva social, onde é oferecido à comunidade um serviço gratuito e de qualidade, o Centro de Conciliação da Facema visa também o aprimoramento acadêmico, consagrando-se um laboratório dos primeiros passos na vida do estudante de Direito rumo à prática forense.
O Coordenador Giorge André Lando frisa que o Centro de Conciliação mudou a realidade do
cotidiano do acadêmico de Direito da Facema. “O Centro oportuniza atividades práticas reais logo no 5.º período, na modalidade de Extensão, sem caracterizar estágio. O acadêmico se apresenta mais motivado e orgulhoso de fazer parte dessa Instituição de Ensino Superior, uma vez que passa a aplicar os conhecimentos já recebidos em sala de aula, bem como aprende sobre formalidades e procedimentos que muitas vezes apenas podem ser conhecidos por ocasião da experiência”, disse.
A acadêmica de Direito e conciliadora Fabiana Lima diz que o Centro de Conciliação é uma forma de aliar teoria e prática “O trabalho como conciliadora neste Centro tem sido de extrema relevância não apenas para minha vida acadêmica, mas também pessoal. Estamos tendo a oportunidade de vivenciar na prática não apenas novas formas de resolução, mediação de conflitos, mas também, tendo uma noção real de questões que fazem parte da rotina de trabalho de quem resolve adentrar no mundo do Direito”, ressaltou.
Mais
- O Centro de Conciliação da Facema é uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Os serviços são oferecidos gratuitamente à comunidade
- Os Serviços de Conciliação prestados pela unidade podem ser relacionados às causas de direitos do consumidor, união estável, reconhecimento de paternidade, situação de discriminação e violência, danos material e moral, entre outros conflitos.
- O Centro de Conciliação Facema presta atendimento de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.