Na disciplina ‘Cirurgia Oral Menor e Anestesiologia’ o aluno tem a oportunidade de utilizar uma arcada dentária de um porco para praticar procedimentos cirúrgicos relacionados a ossos, dentes, gengivas e bochechas.
Segundo o Monitor Iuri Pereira Bezerra, estagiário de Mestrado pelo UniCEUMA:
“A importância desta disciplina reside no fato dela possibilitar o primeiro contato dos alunos com o instrumental cirúrgico, que vai ser utilizado durante as cirurgias, quando se tornarem profissionais. Eles também estão tendo contato com a mandíbula de porco que possui um tecido que mais se assemelha ao tecido da cavidade bucal humana, o que permite a eles, treinar incisões e extrações."
De acordo com o Profº. Msc. Arlley de Sousa Leitão, coordenador de Odontologia, é através desta disciplina que os alunos aprendem a fazer pequenas cirurgias de boca, como exodontia.
“Antes de irem para o consultório, os alunos precisam simular o atendimento e técnica exodôntica, para que possam adquirir mais segurança antes da execução deste tipo de cirurgia. Então, nesta disciplina, eles aprendem a fazer as incisões corretas, como trabalhar com a gengiva e quais movimentos fazer para conseguir extrair os dentes.
A aluna Joseane Silva, do 5° período de Odontologia, destaca:
“Essa disciplina é extremamente importante por que ela nos proporciona chegar à um nível de cirurgia excelente para conseguir suprir, plenamente, a necessidade do paciente no futuro.”