Segundo pesquisas e dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) a dor na coluna é a principal causa de incapacitação no trabalho e afeta em média 540 milhões de pessoas em todo o mundo. A dor nas costas é a segunda maior visita de pacientes aos profissionais de saúde, só perdendo para a dor de cabeça.
As chamadas dores nas costas podem ser originadas por um conjunto de causas, como fatores como idade, sexo, fatores comportamentais como fumo e baixa atividade física, trabalho físico extenuante, movimentos repetitivos e outros como obesidade e traumas. Os tratamentos variam de acordo com o tipo e localização da dor, podendo ser classificados como conservadores ou invasivos.
A Clínica de Saúde UniFacema oferece um tipo tratamento conservador, através de intervenções fisioterapêuticas, para indivíduos diagnosticados com problemas de coluna, como por exemplo hérnia de disco, que é uma lesão que afeta as articulações e ligamentos da coluna e que causa fortes dores e até incapacidade social e para o trabalho.
O tratamento fisioterapêutico na clínica, consiste em uma série de técnicas empregadas durante o processo de reabilitação, como técnicas de terapias manual, eletroterapia e hidroterapia, além de exercícios de fortalecimento muscular específicos.
Segundo o Fisioterapeuta Renann Maurício Araújo Silva, que é preceptor de estágio e supervisiona os alunos nos atendimentos, o paciente ao ser admitido na clínica, passa por uma consulta fisioterapêutica, onde é feito a anamnese e exame físico: “A partir dos dados colhidos, o plano de tratamento é traçado de acordo com a queixa do paciente e os objetivos que se pretende alcançar. O tratamento fisioterapêutico traz resultados satisfatórios, proporcionando ao indivíduo recuperação de suas lesões e disfunções, devolvendo a saúde e qualidade de vida e bem-estar aos pacientes tratados.”
Os atendimentos na Clínica de Saúde UniFacema são abertos a todos os públicos, desde crianças até idosos, sendo necessário apenas pagamento de taxa administrativa por atendimento. A Clínica funciona de segunda a sexta de 07h às 12h e de 13h às 18h, e podem ser agendados pessoalmente ou através do telefone 3422-6870.