Foi realizado nos dias 18 e 19 de maio, no auditório da Facema, Colóquio de Direito que abordou os novos reflexos do Novo Código de Processo Civil. A iniciativa partiu da Coordenação do curso de Direito e teve como objetivo trazer uma reflexão sobre essa nova temática junto aos alunos e profissionais da área.
No primeiro dia da programação, as palestras foram com o Advogado e Mestre em Direito Rostônio Uchôa Lima Oliveira, discutindo o "Sistema de Precedentes no Novo CPC", e o advogado e Mestre em Direito, Leandro Cardoso Lages, falando sobre “O novo CPC e seus reflexos nas demandas envolvendo Direito do Consumidor”. No segundo dia, as palestras foram sobre “O novo Código de Processo Civil e a Instrução Normativa 39 do TST”, com a Juíza do Trabalho e Mestre em Direito, Thânia Maria Bastos Lima Ferro e o Washington Souza Coelho, ministrando a palestra “A utilização dos meios adequados de solução de conflitos: A mediação e a Conciliação é o futuro do Direito?”.
O acadêmico de Direito do 4º período, Gerhard Berg Araújo do curso de Direito destacou a importância do colóquio como o primeiro evento exclusivo do curso e disse: “a temática escolhida está em evidência, que é o novo CPC e entrou em vigor no ano de 2015, então é algo muito recente e que mudou completamente a estrutura do Judiciário em todo o Brasil, então discutir essas mudanças é muito salutar tanto para os acadêmicos como para os professores, que também vão ter que repassar essas mudanças mais importantes do novo código que já ocorreram.”
Um dos palestrantes, o advogado e Mestre em Direito, Leandro Cardoso Lajes também enfatiza a importância da realização do colóquio. “Excelente iniciativa em promover o colóquio, porque despertar o interesse do aluno pelo assunto, muitas vezes você ouve falar, mas através do colóquio é possível saber mais, porque estas informações serão repassadas por um profissional que estuda, que tem conhecimento a respeito do assunto e essa apresentação vem de uma forma diferente, que contribui mais ainda para fixar o aprendizado, essa é a grande importância da participação de colóquios dessa natureza.
Para o Profº Espc. Tiago Leal Catunda Martins destacou a importância de discutir o novo CPC, como tema central do colóquio. “A discussão sobre o novo Código de Processo Civil e a variedade que ele trouxe foi bem abordado no colóquio. Outro ponto a ser destacado no evento, é a discussão não ficou apenas em relação aos processos cíveis, mas sobre o âmbito do Direito Trabalhista que também foi afetado pelo novo CPC e todas essas trocas de informações foram bem abordadas para os alunos de como o novo CPC também afetou a justiça do trabalho.”
O Coordenador do Curso, Profº Dr. Giorge André Lando fez uma avaliação positiva do colóquio. “Primeiro porque o colóquio foi pensando em forma de trazer temas relacionados com o novo código de processo civil com temas variados. Tivemos um público excelente, onde mais da metade dos nossos alunos aderiram ao nosso projeto, participação também de profissionais, alunos de outras instituições. Esse feedback entre os palestrantes e os alunos foi positivo, os palestrantes ficaram satisfeitos com a participação, envolvimento e comprometimento dos nossos acadêmicos, com o nível das perguntas, excelentes e tivemos perguntas de alunos do primeiro ao último período em exercício na faculdade, então esses, são fatores que nos fazem concluir que realmente o colóquio precisa de uma segunda edição.”
Clique aqui e confira mais fotos