Foi realizada no auditório do UniFacema, uma vasta programação em comemoração ao dia do Pedagogo, promovida pela Coordenação do curso. O evento teve início com o colóquio: “O Pedagogo e os dilemas da prática”, ministrado pela Profª Drª Cleire Maria do Amaral Rodrigues.
Na oportunidade, ela destacou a importância de se discutir os dilemas da prática do Pedagogo nos diversos caminhos que pode seguir na carreira, nas experiências desenvolvidas ao longo desse caminho, desafios e as expectativas que a realidade traz para a proposta de formação do Pedagogo.
“É muito importante para o desenvolvimento e a compreensão da carreira de Pedagogo, principalmente para os estudantes, mas também para os Pedagogos e professores de uma maneira em geral, porque profissão de professor, de Pedagogo em algum espaço que haja, necessita de uma constante reflexão, porque quem trabalha com o conhecimento, não pode ficar parado, não pode ficar sem entender as modificações que o conhecimento vai passando, e a gente está em um momento de grandes transformações, porque se produz muito, se multiplica muito rápido, então esse profissional precisa ter outras habilidades para lidar com o conhecimento, principalmente selecionar o que é útil para os novos tempos. Hoje é preciso pensar em várias questões. O que o mercado quer? O que as escolas precisam? Como espaços não escolares precisam do Pedagogo? Quais são as novas metodologias de mercado? O que a sociedade precisa em relação a formação, seja escolar ou seja não escolar? O que a sociedade que precisa de um professor ou de um Pedagogo, pode fazer?”, falou a palestrante.
A programação foi prestigiada por alunos, professores e convidados.
As Professoras Mestras Suely Barbosa e Francisca Eudeilane Pereira ministraram a palestra: “Pedagogia e a BNCC: dizeres e fazeres”.
Os presentes também puderam ouvir relatos e experiências de egressos da instituição que estão atuando no mercado de trabalho, a exemplo da Pedagoga Fiama Feitosa, que se formou em 2015 e atualmente é professora do Ensino Fundamental no Centro Educacional Facema – CEFA.
“Falar de como foi ingressar no mercado, enfrentar e vivenciar a realidade do Pedagogo, depois que sai da faculdade, foi chocante, porque a realidade supera e muito a expectativa que temos. Cada vez mais, o professor vem se tornando não só um educador, mas um cuidador, um psicólogo, ele é que vai cuidar de vários aspectos da criança, pensando na formação de seres críticos e tentar prepará-los para enfrentar tudo isso. Outro ponto importante, é necessário continuar os estudos, é imprescindível. O Pedagogo é o profissional que nunca pode parar de estudar, porque é essencial para a vida e crescimento profissional.”, destacou Fiama Feitosa.
Para as acadêmicas do 7º período de Pedagogia, Daniele Andrade Oliveira e Juliana Santos Ribeiro, a vasta programação foi um momento oportuno que contribuiu muito para a formação acadêmica. “A coordenação do curso está de parabéns pelo evento, que veio nos proporcionar mais e novos conhecimentos. A proposta da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, é algo que muitos alunos desconhecem sobre o assunto, então tratar dessa pauta é de grande importância, pois todo Pedagogo deve saber. Quais são essas leis, os benefícios, as vantagens e desvantagens. A palestra da professora Cleire Amaral que falou sobre as expectativas da realidade, fazendo essa comparação foi excelente, porque o que é escrito e falado é muito bonito, mas a realidade é bem diferente.”, enfatizaram as alunas.