Com o tema: “Envelhecimento ativo da população brasileira: espaços, participação, saúde e segurança”, o UniFacema realizará sua VI Jornada Científica

Publicado em 06/09/2023 11:31:44

O UniFacema divulga a programação da VI Jornada Científica de suas Escolas, com o tema: “Envelhecimento ativo da população brasileira: espaços, participação, saúde e segurança”. De 18 a 20/10 – Jornada da Escola de Humanas e Negócios, de 25 a 27/10 – Jornada da Escola de Saúde e de 08 a 10/11 – Jornada da Escola Politécnica.

A VI Jornada Científica do UniFacema, realizada anualmente, reúne diversos profissionais, além dos docentes e discentes da IES, privilegiando a discussão de temáticas das áreas de saúde, ciências sociais e tecnológicas, onde possibilita o intercâmbio entre estudantes, colaboradores, pesquisadores e docentes de graduação. O conteúdo das publicações oferece os resumos dos trabalhos científicos apresentados em sessões de comunicação oral e pôster, sendo uma ótima oportunidade para que os alunos e alunas apresentem seus trabalhos científicos, desenvolvidos dentro de princípios éticos, proporcionando intercâmbio entre estudantes, professores e colaboradores das instituições de ensino, fortalecendo a pesquisa em diferentes áreas do saber.

A VI Jornada Científica do UniFacema com o tema “Envelhecimento ativo da população brasileira: espaços, participação, saúde e segurança”, visa fornecer uma visão ampla e atual dos desafios dos acadêmicos e demais inscritos, com a abordagem de diversas atividades que possibilitem a atualização do conhecimento científico em seus diversos âmbitos.  As Escolas de Humanas e Negócios, Saúde e Politécnica, propõem o desenvolvimento de atividades interdisciplinares que proporcionem aos participantes a criticidade a partir das demandas sociais contemporâneas, partindo de uma visão global e local, além de contribuir para formação acadêmica, estimulando os discentes e docentes a participarem ativamente dos diversos desafios atuais do contexto local, regional e nacional. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos e profissionais a aquisição de conhecimentos e vivências relacionados às diferentes abordagens, técnicas e métodos de investigação, estimulando a participação ativa da comunidade acadêmica em palestras, mesas-redondas e minicursos, desenvolvendo o pensamento crítico-reflexivo e promovendo o raciocínio crítico em relação ao cenário político, econômico e social do país.

No Brasil, a legislação relativa aos cuidados da população idosa garante que é dever da sociedade e do Estado amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. Por esse direito garantido ao idoso, entende-se o acesso universal e igualitário a serviços e ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, garantindo a integralidade da atenção, indo ao encontro das diferentes realidades e necessidades de saúde da população e dos indivíduos. Nesse sentido, a VI Jornada Científica do UniFacema, apresenta uma temática que engloba um vasto conjunto de preocupações a nível local, regional e nacional, com suas atividades nas áreas das três Escolas.

A I Jornada Científica do UniFacema, que será totalmente presencial e com carga horária total de 30h (trinta horas), iniciará as suas inscrições a partir do dia 06/09, para a Escola de Humanas e Negócios, a partir do dia 13/09, para a Escola de Saúde e a partir do dia 20/09, para a Escola Politécnica, podendo ser realizadas diretamente no site do UniFacema, no  link disponiblizado para visualizar a programação completa da Jornada, com todas as palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas disponíveis.

Para participar da Jornada, os alunos regularmente matriculados no UniFacema, deverão efetuar o pagamento no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), para a programação geral da Jornada e 2 (dois) minicursos a serem escolhidos pelo aluno inscrito no ato da realização da inscrição. No caso de os alunos optarem por mais minicursos aos que terão direito na inscrição principal, o valor é de R$ 15,00 (quinze reais) por minicurso escolhido. A carga horária para os Minicursos será de 4h/a, para Palestras 2h/a, e para Mesas Redondas 2h/a.

Sobre os valores das inscrições externas: alunos do ensino médio R$ 30,00 (trinta reais); aluno de outra IES R$ 60,00 (sessenta reais) e profissionais externos R$ 70,00 (setenta reais), inscrições válidas para o evento principal e 2 minicursos, da mesma forma que será para alunos e alunas do UniFacema. As inscrições para apresentação de trabalhos científicos para participantes externos será no valor de R$ 70,00 (setenta reais), dando direito ao autor do trabalho a inscrição geral na jornada e 2 (dois) minicursos. Essa inscrição será direcionada apenas a um integrante do grupo de autores, caso o trabalho seja de um grupo.

Para a avaliação dos trabalhos científicos foi formada uma comissão com a participação de coordenadores e professores do UniFacema que ficarão responsáveis pelas avaliações e resultados de aceite de resumos submetidos, apresentados na modalidade e-pôster.

Vocês não podem perder mais este grande evento promovido pelas Escolas do UniFacema, o maior Centro Universitário da nossa região!

Informações, programação completa e inscrições no link abaixo: