Com o tema: “Saúde, Cenário de Crise e Prática Profissional” a Escola de Saúde do UniFacema, inicia sua Jornada Científica.

Publicado em 03/11/2021 12:13:11

Nesta quarta-feira (28), o UniFacema, através da sua Escola de Saúde, iniciou a Jornada Científica, com o tema: “Saúde, Cenário de Crise e Prática Profissional”, que ocorreu de forma híbrida. A abertura foi realizada no auditório do UniFacema, envolvendo alunos da IES e o público externo.

A IV Jornada Científica teve como objetivo discutir o papel dos estudantes e dos profissionais de saúde diante dos desafios políticos, econômicos e sanitários provocados pela crise decorrente da pandemia por COVID -19.

O curso de Odontologia estreou a Jornada Científica, logo pela tarde, através de um Ciclo de Palestras, que tratava de  “Urgências Odontológicas”, ministrada pelo Prof. Esp. Romário Reis e “ Uso do Laser na Odontologia”, ministrada pelo prof. Esp. Bruno Soares.

Na abertura do evento, a Diretora da Escola de Saúde, Profa. Msc. Márcia Santos, destacou:

Profa. Msc. Márcia Sousa Santos

Diretora da Escola de Saúde do UniFacema

“A IV Jornada Científica da Escola de Saúde, é uma oportunidade de interação da comunidade acadêmica, onde houve troca de vivências e saberes. A prática científica vem se transformando ao longo dos anos com nova capacidade de adaptação, principalmente, diante de uma pandemia tão desastrosa como essa, que aconteceu no ano de 2020 e meados de 2021, que nos fez inovar diante da busca por conhecimentos, com isso a jornada científica oferece palestras, minicursos e mesa redonda, um espaço de discussão, análise e proposições do saber, produzidos por professores e alunos pesquisadores”.

(Profa. Msc. Márcia Sousa Santos, Diretora da Escola de Saúde do UniFacema)

A Escola de Saúde abriu o evento com uma palestra magna, “Saúde, Cenário de Crise e Prática Profissional”, ministrada pelo Médico Cardiologista e Vice-Presidente do Sistema UNIMED-Teresina, Dr. Newton Nunes Filho e mediada pelo Coordenador do curso de Enfermagem Prof. Msc. Braz Milanez.

Prof. Msc. Braz Milanez

Coordenador do curso de Enfermagem

Dando continuidade ao ciclo de palestras “Inovação e Empreendedorismo: novos olhares e Cenários em Saúde” ministrada, pelo Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais (UERN), Coordenador Estadual CDL Jovem Ceará, Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN), Doutorando e em Economia (UFF/URCA), Prof. Msc. Douglas Feitosa.

Keliane Silva Veloso

Acadêmica do 5° periodo de Odontologia

“Achei muito importante as palestras abordadas hoje, na área de Odontologia, como a primeira palestra que falava sobre, “Urgências Odontológicas”, e que corriqueiramente estamos passando por isso na prática . Através da palestra, obtivemos um norte de como proceder em determinadas situações. A segunda palestra tratou, de um tema atual que foi o , “ O Laser na Odontologia”. Achei muito interessante, pois era um tema que eu desconhecia”.

(Keliane Silva Veloso, acadêmica do 5° periodo de Odontologia)

Caption

“A Jornada é muito importante para a vida acadêmica, principalmente porque ela fomenta a interdisciplinaridade entre os cursos com oficinas e práticas”

(Lara Beatriz Sousa Coelho, acadêmica do 6° periodo de Enfermagem)