Publicado em 27/09/2011 08:45:16

Começa contagem regressiva para I Jornada de Responsabilidade Social da Facema nos bairros Teso Duro e Luíza Queiroz Começa contagem regressiva para o inicio da I Jornada de Responsabilidade Social da Facema, nesta quinta-feira,29, no bairro Teso Duro. A ação, que se concentrará nas dependências do Projeto Resgate da Cidadania, a partir das 15h00, reunirá cerca de 1.300 pessoas entre professores, alunos e demais funcionários da Faculdade, que irão oferecer um verdadeiro mutirão de serviços gratuitos às famílias daquele bairro. Cerca de 20 atividades serão disponibilizadas à população. São ações concentradas em 7 áreas do conhecimentos, abrangendo saúde (cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição) Assistência Social (curso de Serviço Social), Administração, Pedagogia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os serviços vão desde verificação da pressão arterial, teste de glicemia, palestras sobre prevenção de doenças, orientações posturais, dicas sobre alimentação saudável, direitos da pessoa idosa, da criança, contação de histórias, até orientações sobre como montar o seu negócio, como se preparar para entrevista de trabalho, como fazer um currículo vitae. O uso da internet para pesquisa e recadastramento do CPF também serão oferecidos durante a I Jornada de Responsabilidade Social da Facema. BAIRRO LUÍZA QUEIROZ - A I jornada também vai contemplar com os mesmos serviços e igual número de participantes os moradores do bairro Luiza Queiroz ( conhecido como Sem-Terra). Neste local, o evento será no sábado, dia 1º de outubro, das 8h00 às 12h00, com concentração das ações ao lado da Brinquedoteca. A I Jornada marca as comemorações da faculdade ao Dia da Responsabilidade Social, celebrado no calendário nacional em 24 de setembro e tem o apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social, através da secretária Fátima Liguori, que disponibilizou os espaços físicos, bem como está apoiando no sentido da mobilização de ambas as comunidades, por meio de suas equipes dos Crás. No aspecto da mobilização a I Jornada também conta com o apoio das Igrejas Católicas e Evangélicas. Confira Programação do Evento I JORNADA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACEMA: Um mutirão de serviços para a comunidade PROGRAMAÇÃO Dia: 29/09/2011 Horário: das 15h00 às 20h00 Local: bairro Teso Duro / Projeto Resgate da Cidadania Dia 1º/10 Horário : 8h00 às 12h00 Local: bairro Luíza Queiroz/ Ao lado da Brinquedoteca SERVIÇOS Stand Curso de Administração:
  • Atividades de Consultoria em 10 segmentos empresariais
  • Atividades de orientação quanto à elaboração de Curriculo Vitae;
  • Atividades de orientação quanto à postura e comportamento do candidato, no processo de Recrutamento e Seleção.
Stand Curso de Enfermagem: Distribuição de materiais informativos sobre prevenção de doenças e serviços de:
  • Verificação de pressão arterial;
  • Teste de glicemia;
  • Primeiros socorros.
Stand Curso de Fisioterapia:
  • Feira de Neuroanatofisiologia (orientações e demonstrações do funcionamento dos órgãos do corpo humano);
  • Avaliação Cinesiológia (avaliar movimentos e posturas do corpo humano);
  • Avaliação Cardiorrespiratória (avaliação do movimento pulmonar e cardíaco); Terapia Manual (massagem)l.
Stand Curso de Serviço Social: Orientação e distribuição de material informativo sobre:
  • Direitos da Criança;
  • Direitos da Pessoa Idosa
  • Prevenção do uso de Drogas;
Stand Curso de Nutrição: Palestras sobre:
  • Desperdício de alimentos;
  • Alimentação saudável;
  • Realização de Cálculo Indíce de Massa Corpórea (IMC) e Circunferência da Cintura.
Stand Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema:
  • Cadastro de Segunda Via de CPF;
  • Orientações sobre o uso da Internet para pesquisa.
Stand Curso de Pedagogia:
  • Contação de histórias;
  • Palestra sobre Orientação Sexual;
  • Palestra sobre atuação do pedagogo nos espaços: escolar, ongs, empresa, e hospital;
  • Oficina prática pedagógica sustentável;
  • Oficina Textura em paredes;
  • Oficina Elaboração de itens (avaliação);
  • Oficina Caixa de Leitura
  • Palestra “Como falar para seu filho e como ouvir o que seu filho fala”