O que é a CPA?
É uma Comissão Própria de Avaliação Institucional, regulamentada pela Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior (SINAES) do Ministério da Educação. A CPA é responsável pela coordenação, condução e articulação do processo interno de Avaliação Institucional da Facema.
Objetivo Geral: Manter atualizado o corpo docente, discente e administrativo da Facema, assim como a sociedade em geral, com relação ao processo interno de avaliação dos resultados alcançados, a fim de desenvolver uma gestão acadêmico-administrativa de maior qualidade.
Objetivos Específicos:
- Produzir conhecimento;
- Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
- Identificar as causas de problemas e deficiências;
- Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
- Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
- Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
- Prestar contas à sociedade;
- Efetivar a vinculação da instituição com a comunidade.
Atribuições:
- Garantir a participação de todos no processo avaliativo interno e externo;
- Conduzir os trabalhos de acordo com as orientações do CONAES/INEP/MEC;
- Ter autonomia;
- Responsabilizar-se por todas as etapas da avaliação;
- Planejar e manter relações com os demais colegiados e comissões existentes.
Composição:
A CPA da Facema é formada por representantes do corpo docente, discente, administrativo e sociedade civil que trabalham engajados por uma única idéia: a melhoria da qualidade do ensino superior.
Membros:
- Profª Ms. Georgyanna Andréa Silva Morais - Coordenadora da CPA/Facema
- Profª Ms. Ana Elizabeth Araújo da Silva Félix - representante do Corpo Docente
- Jeane Rodrigues Alves Costa - representante do setor Técnico-Administrativo
- Débora Moura da Costa - representante do Corpo Discente
- Maria de Fátima Guimarães Correa de Araújo - representante da Sociedade Civil Organizada