Atividades dos projetos de pesquisa desenvolvidos por meio de uma parceria entre os cursos de Nutrição e Enfermagem da Facema foram realizadas no dia 20 de agosto, sábado, na comunidade quilombola Soledade, distante 7 km de Caxias.
Ao todo serão 3 projetos que vão tratar de temas relacionados a comunidade remanescentes de quilombolas de Caxias, Maranhão. Os temas são: (In)segurança alimentar e nutricional em comunidades remanescentes de quilombolas de Caxias, da pesquisadora Profª Msc. Liejy Agnes dos Santos Raposo Landim; Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de crianças remanescentes de quilombos da Profª Msc. Daniele Rodrigues Carvalho Caldas e Soroprevalência e fatores associados à infecção por HIV/AIDS, Sífilis, Hepatite B e C em comunidades quilombolas, do Profº Msc. Francisco Braz Milanez Oliveira.
Essa primeira etapa da culminância dos projetos foi realizada em parceria com profissionais da Secretaria de Saúde de Caxias, realizando teste rápido para triagem de Sífilis, Hepatite B e C e HIV/AIDS, como também, avaliação do estado nutricional de crianças e adultos. O projeto terá continuidade nos Quilombos Cana-Brava das Moças e Jenipapo, todas Comunidades Quilombolas Maranhenses reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares.
“O resultado está sendo bastante positivo. Hoje temos um grande número de projetos aprovados com financiamentos externos, bem como, através do PIBIC e PIVIC. A comunidade é quem recebe os produtos daquilo que vem sendo construído através de todo o conhecimento científico dos professores da Facema, então o retorno desses projetos para a comunidade e a sociedade é de grande relevância.”, destacou o Profº Msc. Braz Milanez.
Clique aqui e confira mais fotos