Teve início neste sábado, dia 29 de abril, no auditório da IES, o projeto Cinema Jurídico – CINEJUS. A iniciativa da coordenação do curso de Direito tem como objetivo, possibilitar aos alunos, expositores e ouvintes, a compreensão da abrangência e relação do Direito com outras áreas do saber, por intermédio de filmes, com temas que envolvem questões jurídicas.
O projeto será desenvolvido em 4 sábados, que serão apresentados 4 filmes, sendo um por dia, trabalhando temáticas atuais, polêmicas e com consequências jurídicas. Para cada um dos filmes exibidos, conta-se com a participação de um professor, um aluno e um egresso, que vão realizar uma exposição após a projeção do filme, com abertura de debate entre ouvintes e mesa.
O Coordenador de Direto, Dr. Giorge André Lando que esteve à frente do projeto na abertura, falou de como surgiu essa inciativa. “O curso de Direito sempre recebe muitas críticas, porque a maioria dos seus projetos ou ensino que acontece em sala de aula seria muito positivista, diante disso, nasceu o projeto CINEJUS que visa conjugar direito e cultura. Por os filmes serem representantes da sétima arte, eles proporcionam aos alunos uma visão mais concreta da aplicação do Direito, exemplificando uma efetividade melhor dos exemplos da aplicação da legislação. O projeto contempla a cada final de semana, um filme diferente com a participação de novos professores, e ainda teremos também a participação de alunos e de egressos, cuja a ideia é que a cada final de semana, a discussão trate de uma norma ou de um instituto jurídico distinto.”
A acadêmica do 9º período de Direito Raing Rayg de Araújo Oliveira destaca a iniciativa como maravilhosa. “Desde já gostaria de parabenizar os coordenadores por ter tomado essa frente de apresentar o CINEJUS, que é importante para que os alunos aprendam e discutam sobre a aplicação da lei no dia-a-dia, fazendo um paralelo do que está sendo aprendido em sala de aula. Isso é realmente uma prática, em sala de aula já estamos “vendo” leis, jurisprudência, decisões, e através do projeto CINEJUS, conseguimos visualizar várias situações, onde aprendemos mais sobre os direitos e como devemos aplicá-los.”
Para o acadêmico do 3º período de Direito José Victor de Souza, o projeto é interessante. “Principalmente para quem está começando o curso agora e não está muito familiarizado com a letra da lei, as formalidades, então esse projeto do cinema é bem produtivo. Para mim, muita “coisa” já ficou clara, a respeito do Direito de Personalidade, através do filme e também da discussão que ocorreu depois. Então acredito que desde o primeiro até o décimo período, muitos alunos irão absorver mais coisas do que poderia está absorvendo só lendo ou estudando normalmente.”
Clique aqui e confira mais fotos