Foi realizada no dia 24 de maio, terça-feira, uma vasta programação em comemoração alusiva ao dia do Enfermeiro. A iniciativa partiu da coordenação de Enfermagem e teve como objetivo discutir a evolução histórica e social do profissional de Enfermagem, lincando o que é o profissional e onde quer chegar, para prospectar uma profissão para o futuro.
Direção acadêmica, professores, alunos do curso e convidados prestigiaram o evento que foi realizado no auditório da IES. A programação foi desenvolvida em duas etapas, na primeira contou com as conferências: ABEN 90 anos construção Histórica e Política da Enfermagem, ministrada pela Enfermeira Marcia Regina Batista, e Segurança do Paciente, ministrada pelo Enfermeiro especialista Giuvan Sá Júnior. E em seguida, Mesa Redonda com o tema: “Processo de formação profissional de Enfermagem frente às diversidades, sexualidade e gênero com foco na prevenção”, com as convidadas, Mestre Karoline Rocha, Especialista Maria de Jesus Martins de Andrade Cunha, Advogada Ana Victoria Alcântara Feijó.
À noite, as palestras: Perspectivas e desafios no trabalho de Enfermagem: Foco no marketing pessoal, ministrado pelo Mestre Fernando Guedes e Atualização em feridas e curativos como o Mestre Jairo Edielson Rodrigues. Na área de vivência, exposições mostravam vários aspectos da Enfermagem em seu cotidiano.
A Coordenadora do curso, Profª Msc. Ana Carla Marques da Costa destaca a importância de desenvolver o evento para os acadêmicos. “Esse é um momento para desenvolver esse tipo de discussão e reflexões com os alunos, então a Facema escolhe essa data para discutir temas importantes com os nossos alunos, para que eles possam despertar para temáticas que são poucas discutidas em sala de aula, ou discutidas aleatoriamente e aqui a oportunidade é de uma discussão mais focada, onde os alunos são livres para refletir um pouco mais sobre o futuro profissional.”
Para a acadêmica do 3º período de Enfermagem, Yara Laís Carvalho Reis a ideia do evento é muito boa. “Aqui temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa profissão, que às vezes não é possível ver mais a fundo em sala de aula, então as palestras, mesas redondas é bom, porque a troca de informações com profissionais já da área nos proporciona uma expectativa boa em relação a profissão.”
Clique aqui e confira mais fotos