A coordenação do curso de Engenharia Civil promoveu no dia 01 de dezembro, quinta-feira, a I Mostra de miniestruturas e a II Competição de pontes de macarrão na Facema. A novidade desta segunda edição da competição da ponte de macarrão foi à inclusão da mostra de miniestruturas. 28 equipes se inscreveram, destas 22 entregaram projetos para a mostra e 6 equipes participaram da competição de macarrão.
Os professores Mestres Acyr Carvalho e George Soares, e os Especialistas Luiz Fernando Seixas, Francisco William Policarpo e Valney Moura dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil formaram a banca de avaliação dos projetos, onde foram pontuados quesitos como: métodos utilizados, materiais empregados, estética, criatividade e complexidade da miniestrutura executada.
A mostra de miniestruturas surpreendeu a todos. Os alunos abusaram na criatividade dos protótipos que foram construídos com detalhes precisos simulando a realidade. As seis pontes também chamaram a atenção, simulando uma estrutura de concreto, foram feitas a partir de espaguete número 7 de uma marca especificada no regulamento, cola, barra de aço e durepox. No decorrer da competição, a ponte deveria aguentar a carga com pesos variados por pelo menos 10 segundos. O primeiro lugar ficou com a ponte União que resistiu a uma carga de 155 kgf, superando os 75 kgf da concorrência.
Para o Coordenador de Engenharia Civil a competição teve um avanço significativo em relação a anterior. “Num rápido balanço é possível concluir que o evento atingiu todos os objetivos almejados, tendo presença maciça dos alunos de Engenharia, além de professores de diversos cursos, e também algumas autoridades e profissionais da cidade.”
Para o acadêmico do 6º período de Engenharia Civil, Italo Dias de Silva Moraes o evento é muito bom. “porque ajuda a colocar em prática o que aprendemos em sala de aula, e construir a ponte é um trabalho de equipe, que exige muito, a nossa equipe por exemplo ficou uma semana projetando e fazendo cálculos pra fazer a nossa ponte, e a nossa expectativa é que ela aguentasse 100 kgf, mas ela suportou uma carga de 75 kgf, não foi o que estávamos esperando, mas estamos felizes.”
Clique aqui e confira mais fotos