As Coordenadoras da CPA, Profª Msc. Mariângela Santana Guimarães e do curso de Serviço Social, Profª Msc. Liana Maria Ibiapina do Monte estiveram em Brasília, participado do Seminário ENADE 2016, representando a Facema. No seminário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2016 foram discutidos: Normativas do ENADE 2016, o SINAES, as Características e Histórico do ENADE, entre outros pontos.
Representando as coordenações dos cursos da Facema, a Coordenadora do curso de Serviço Social, Profª Msc. Liana Maria Ibiapina do Monte destacou a importância de ter participado do seminário. “Como coordenadora de curso, percebi que o papel do Coordenador nesse processo do ENADE é de suma importância, porque cabe a nós, a responsabilidade do processo de construção para a avaliação. Temos que está atentos as ações do processo da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional- PDI, o Processo Político Pedagógico do Curso -PPC, bem como o Núcleo Docente Estruturante NDE, que tem que está bem estruturado com decisões acertadas e cabíveis, e além disso, é necessário trabalhar o alunado, para que se desenvolva um excelente trabalho de formação profissional, para que o resultado de todas essas ações seja boas notas do ENADE.”
A Coordenadora da CIPA, Profª Msc. Mariângela Santana Guimarães Santos que participou do encontro, pela segunda vez, fala dos conhecimentos adquiridos a cada nova participação. “O mais interessante da dinâmica desse seminário, foi que eles partiram inicialmente de uma visão histórica da avaliação como um todo, desde a época que a avaliação do ensino superior tinha a denominação de provão até chegar a denominação de ENADE, justificando o porque dessa mudança. Observamos que a ideia que precisamos desenvolver e compreender sobre a avaliação, é que não pode ser algo punitivo, mas sim algo construtivo, no sentindo de avaliação tanto é institucional como também avaliação macro que é o ENADE, onde o objeto principal é de avaliar os processos de formação do aluno que está fazendo o curso superior, porque as questões que são desenvolvidas no ENADE são direcionadas ao curso, as habilidades e competências do perfil daquele curso, então, o que precisa na verdade ser feito é orientar e fazer com que os nossos alunos e todos os atores do processo entendam o que é a avaliação, que é um componente curricular e por ser, ela faz parte do processo, desde a entrada do aluno na instituição até a saída dele quando se vai observar o que ele agregou na trajetória de informação ao sair do curso.”