Coren- MA (subseção de Caxias) realiza Oficina no UniFacema abordando a “Atenção Primária à Saúde”

Publicado em 30/01/2024 17:36:30

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA), subseção de Caxias, realizou na última segunda-feira (29), na Sala Master do UniFacema, a Oficina “Processo de Trabalho da Enfermagem na Atenção Primária à Saúde”, ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Leonardo Cunha, Enfermeiro, Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) e Professor Adjunto do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Enfermeiros(as) são fundamentais para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, por isso, quanto melhor a qualificação e as condições de trabalho, maior é a contribuição desses profissionais para atender as necessidades de saúde da população, melhorando a qualidade de assistência à saúde. O Conselho Regional de Enfermagem tem a função de promover a capacitação e qualificação dos profissionais que trabalham na APS.

O Conselheiro Regional do Coren, Enfermeiro Daniel Neto comenta sobre o objetivo e resultados do evento e também da parceria com o UniFacema.

“Em parceria com o UniFacema, que nos cedeu a sua estrutura, realizamos esse evento com o objetivo de trazer aos profissionais de Enfermagem de Caxias, e de toda a região, essa primeira oficina, voltada ao processo de trabalho da Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Nós sabemos que a APS é a porta de entrada de tudo, e visando a qualificação profissional para que possamos ter um atendimento de excelência, nós trouxemos o Dr. Carlos Leonardo, profissional mais que qualificado. Foram ressaltados pontos muito importantes, entre eles: a questão das prescrições de medicamentos dentro da Atenção Primária Saúde, a implantação de protocolos, e não fugindo ao tema, abordamos o passo a passo do Programa Previne Brasil. Enfim, posso afirmar que o saldo de participação foi positivo, com a adesão dos municípios vizinhos, mostrando a importância da qualificação, que é um dos pilares do Coren.”

O Facilitador da Oficina, Prof. Dr. Carlos Leonardo Cunha fala da importância do evento que contou com a participação de profissionais e acadêmicos de Enfermagem.

“Este foi um evento de suma importância para a formação profissional, porque essa atividade realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem, oportuniza essas oficinas de formação de educação permanente, contribuindo para o aprimoramento da qualidade do exercício profissional.  Então, para os profissionais, alunos egressos e acadêmicos de Enfermagem, foi um momento de reflexão e direcionamento de suas ações”

A egressa do Curso de Enfermagem do UniFacema, Ana Beatriz Oliveira Rodrigues participou da Oficina e relatou sobre o quanto foi importante profissionalmente e sobre a emoção de estar de volta à instituição que a formou.

“Participar da Oficina do Processo de Enfermagem na APS foi de extrema significância e relevância para agregar mais conhecimentos à minha carreira profissional e contribuiu significativamente para a capacitação e preparação eficaz de todas as equipes de APS da nossa região. Ainda ressalto o quão honroso e gratificante foi para mim voltar ao UniFacema, como profissional, após longos anos de formação. Hoje volto como uma profissional capacitada e qualificada, e isso graças à formação de qualidade recebida nesta IES, sempre exitosa em entregar a melhor formação acadêmica para seus alunos e alunas. Eu só tenho a agradecer ao UniFacema por fazer despertar em mim o cuidar, a empatia com meus pacientes.”

O UniFacema entende que a Enfermagem desempenha um papel vital no sistema de saúde, e que a formação e atuação expandida de Enfermeiros na APS pode colaborar para um melhor acesso aos serviços de saúde, promovendo mais qualidade no cuidado de indivíduos e comunidades de forma consistente, incluindo o fortalecimento dos sistemas de saúde. Nesse sentido, a instituição que também tem a missão de gerar profissionais de excelência na área de saúde, cede seus espaços para a oportunizar uma maior formação, contribuindo de maneira estratégica para a consolidação da Enfermagem como uma entidade profissional e também da Atenção Primária Brasileira.