CPA - Comissão Própria de Avaliação fecha o ano com balanço positivo
A Comissão Própria de Avaliação da Facema - CPA, comemora os bons resultados do ano letivo 2013. A CPA é responsável por implementar e desenvolver processos de autoavaliação, promove e conduz as avaliações internas da instituição, onde são avaliadas algumas dimensões como, por exemplo, ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, organização e gestão, entre outras. Além da Avaliação Institucional (interna e externa), a CPA é responsável também por outras duas modalidades de avaliação: Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) - realizada por comissões designadas pelo MEC/Inep; e Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade) realizada pelo MEC/Inep, aplicado a todos os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação. Em 2013 a Comissão foi responsável pela realização do II e III Fórum Pedagógico dos Cursos, onde há o momento de apresentação da CPA para os alunos ingressantes. Houve ainda a participação da CPA no processo de Avaliação Institucional externa para fins de recredenciamento da IES, sendo que nesta avaliação a FACEMA atingiu o Conceito Muito Bom. A CPA participou ainda no Reconhecimento do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Nutrição, ambos com Conceito 4; da Campanha Enade 2013, com alunos ingressantes nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social; e da atividade desenvolvida pelo Curso de Administração, referente ao Projeto Avaliação de Desempenho, coordenado pela professora Tatiana Dourado, onde foram avaliados alguns setores da FACEMA como protocolo, secretaria acadêmica e coordenação do Curso de Administração. No mês de novembro, finalizando o ano letivo, a Avaliação Institucional interna foi aplicada a todos alunos e professores, que participaram respondendo ao questionário de avaliação. Foram avaliados itens como prática docente, coordenação de curso, comunicação interna, infraestrutura e perfil de turma. As informações disponibilizadas nos questionários serão relevantes para o conhecimento da realidade institucional hoje, quanto ao ensino, desempenho dos alunos e serviços oferecidos. Para o início do próximo período letivo a CPS está organizando uma campanha de divulgação dos resultados da autoavaliação realizada em 2013, que acontecerá no IV Fórum Pedagógico dos Cursos. “Atualmente um dos maiores desafios da CPA Facema refere-se à sensibilização dos estudantes quanto à importância da participação deles no processo de avaliação institucional, neste sentido a conscientização faz-se necessária e indispensável para que haja uma maior participação e integração entre o corpo acadêmico e a instituição. Nossa intenção para o ano 2014 será desenvolver ações de sensibilização que promovam uma maior participação da comunidade acadêmica nos processo de autoavaliação, uma vez que são eles os nossos maiores colaboradores e agentes fiscalizadores”, disse a Coordenadora da CPA, Edilene Silva. Mais A existência da CPA nas Instituições de Ensino Superior é obrigatória desde 2004 quando foi regulamentada através da Lei nº 10.861/2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Na Facema, ela foi criada em 2009. O programa de autoavaliação institucional da FACEMA através da CPA oferece aos alunos, professores e funcionários a oportunidade de manifestarem-se fazendo sua avaliação sobre dimensões especificas, possibilitando assim o repensar da instituição sobre suas formas de atuação, procurando sempre oferecer serviços e ensino de qualidade.