CRF Maranhão realiza curso no auditório do UniFacema para os acadêmicos de Farmácia

Publicado em 22/02/2022 08:50:35

Na sexta-feira (18), foi realizado no auditório do UniFacema um curso sobre a Portaria 344/98, que versa sobre Medicamentos de Controle Especial. Portaria essa que foi atualizada pela Anvisa, incluindo cerca de 14 novas substâncias que passaram a ter o seu uso e comercialização vedados no Brasil. A identificação deste tipo de droga no país é realizada pelos órgãos de repressão a drogas, como, por exemplo, a Polícia Federal. Habitualmente, estas Instituições encaminham Pareceres Técnicos ou Laudos Periciais para a Anvisa, quando identificam a necessidade de controle de produtos apreendidos.

O curso foi ministrado pela Presidente do Grupo Técnico de Farmácia Comunitária do CRF Maranhão, Olnivânia Almeida, que também é Farmacêutica Analista Clínica.

Olnivânia Almeida - Presidente do GT de Farmácia
Comunitária do CRF/MA

“O tema repassado para os alunos foi sobre os medicamentos psicotrópicos, que são a base de toda a formação de um Farmacêutico. Eles precisam conhecer as normas e diretrizes que essa portaria prescreve, pra que eles consigam fazer essa dispensação de forma correta, não comprometendo a saúde pública e nem a sua ética profissional.” Esclareceu Olnivânia Almeida.

Esse evento foi promovido pelo Conselho Regional de Farmácia para os alunos, trazendo essa ideia, já na academia, da responsabilidade que os acadêmicos irão precisar em relação a essa liberação e comercialização de medicamentos controlados.

Na ocasião também estavam presentes a Conselheira Regional de Farmácia, Surama Lima, e a Delegada do Conselho de Farmácia e Professora da IES, Josemeire Ximenes.

“O curso da Portaria 344/98 foi de fundamental importância para nossos alunos, gerando conhecimento e informação, principalmente devido ao aumento exponencial do consumo de medicamentos controlados pela população na pandemia. Outro aspecto são as mudanças na legislação durante esse momento. Ressalto a importância no combate ao uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação.” Delegada do Conselho de Farmácia e Profa. Esp. do UniFacema, Josemeire Ximenes.

A Conselheira Regional de Farmácia, Surama Lima, explicou a importância dessa portaria, bem como o cumprimento dela.

“O Conselho de Farmácia do Maranhão – CRF, tem como meta atingir o colega Farmacêutico naquilo que entende que é um suporte para o seu trabalho. E nesses cursos, escolhemos conteúdos que realmente façam parte do dia a dia do Farmacêutico, e a Portaria 344/98 é uma bíblia para quem trabalha no segmento de dispensação, drogarias e farmácias de manipulação, distribuidores e transportadoras de medicamentos.  Então todo âmbito que essa portaria atinge, nós estamos dando esse suporte para os Farmacêuticos atuarem de uma forma melhor, em questão dessa ferramenta que o Ministério da Saúde nos obriga a cumprir.”

Sentadas no sofá: A esquerda, Conselheira Regional
de Farmácia, Surama Lima.
A direita, Delegada do Conselho de Farmácia e
Professora da IES, Josemeire Ximenes.

O Conselho Regional de Farmácia é um órgão de fiscalização da profissão Farmacêutica, onde basicamente é verificado se o profissional está habilitado a exercer a Farmácia, ele que fiscaliza as ações desses profissionais, resguarda a ética profissional, normatiza toda atividade farmacêutica e também garante no mercado de trabalho aquilo que é atribuição do profissional Farmacêutico.

março