A I Mostra de Artes e Vanguardas Facema teve como objetivo apresentar o resultado de pesquisas sobre movimentos artísticos e arquitetônicos da modernidade. O evento foi promovido pelos alunos do 4º período de Arquitetura e Urbanismo e faz parte da atividade de conclusão da disciplina de Estética e História da Arte III, ministrada pelo Profº Espc. Victor Veríssimo Guimarães.+
Para o acadêmico do 4º período de Arquitetura e Urbanismo Alexson Gomes, a ideia do professor foi interessante, “porque nos deu a oportunidade de expor o que estamos aprendendo em sala de aula, mostrando um pouco do nosso trabalho para os outros acadêmicos da Facema, que não entendem ou não conhecem a Arquitetura. E essa disciplina em particular, história da arte traz muito as vanguardas que são os movimentos artísticos, e aqui pudemos mostrar que a Arquitetura também é arte, exemplo do nosso projeto, essa cadeira que retrata um pouco do neoplasticismo, mostrando as cores primárias, cores fortes como o vermelho e o azul, onde a interação do público com a cadeira foi excelente porque era essa mesmo a nossa proposta.”
Nas instalações apresentadas pelos grupos de alunos de Arquitetura, mostras das artes como: cubismo, neoplasticismo, futurismo, surrealismo, expressionismo, indefinido e dadaísmo, que despertaram a curiosidade e o interesse de outros estudantes, como foi o caso do acadêmico do 9º período de Fisioterapia, Rodrigo Lima Sousa. “muito interessante, essa “sacada” de mostrar o trabalho e a importância da Arquitetura não somente em sala de aula, apresentando esse novo conceito para os outros alunos da IES, muito bom, sem contar que nos fez vê que a Arquitetura vai além de uma construção, ela também está associada a nossa realidade através da arte e da cultura.”
Em um segundo momento, os alunos apresentaram no auditório, quatro performances de forma teatral, também relativas aos temas apresentados na área da vivência.
O mentor dessa ideia, Profº Espc. Victor Veríssimo estava satisfeito com o resultado alcançado pela turma. “acredito que o nosso propósito foi alcançado, o de tirar os alunos da veia essencialmente teórica, fazendo com que eles aprendessem as correntes estéticas modernas, analisando os principais conceitos desse movimento e executando uma obra autoral. Enfim, eles saíram daquele conceito normativo, conservador de obra de arte, e passaram a fazer parte da obra de arte que está no meio do povo, onde as pessoas podem tocar, se questionar, uma obra mais popular e interativa.”
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