Curso de Direito do UniFacema realiza oficina de Capacitação e uso eficaz da Plataforma Lattes e Tópicos de Iniciação Científica

Publicado em 22/04/2024 15:26:15

O Curso de Direito do UniFacema realizou, nos dias 18 e 19/04, a oficina de Capacitação e uso eficaz da Plataforma Lattes e Tópicos de Iniciação Científica, ministrada pela Profa. Dra. Maria Bertolina Costa e pela Profa. Esp. Isadora Sayonara.

A iniciação científica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes e pesquisadores, proporcionando uma imersão prática no universo da pesquisa, permitindo que os participantes apliquem e aprimorem seus conhecimentos teóricos em projetos reais, contribuindo para a construção do conhecimento científico e também no desenvolvimento de habilidades como: análise crítica, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Já o currículo lattes, é uma ferramenta central para a divulgação da trajetória acadêmica e profissional desses alunos. Ao utilizar essa plataforma, os estudantes e pesquisadores conseguem organizar as suas atividades de pesquisa, produção científica, participação em eventos acadêmicos e outros. Além disso, o currículo lattes é reconhecido nacional e internacionalmente, servindo como um instrumento de visibilidade e credibilidade no meio acadêmico.

Portanto, a iniciação científica e o currículo lattes são ferramentas imprescindíveis para quem busca aprimorar seus conhecimentos, construir uma sólida e reconhecida trajetória acadêmica e profissional e destacar-se na comunidade acadêmica, contribuindo para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas.

Desta forma, essa oficina visou equipar os estudantes com as habilidades necessárias para a criação e o gerenciamento de seus currículos acadêmicos de maneira eficiente, por meio da Plataforma Lattes, no entendimento da importância do currículo lattes, na demonstração de como incluir de forma eficaz as atividades específicas no currículo e na compreensão do papel fundamental da iniciação científica para o acadêmico.