O Curso de Direito do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema promoveu o evento Simulação de Auto de Prisão em Flagrante seguido da Audiência de Custódia.
Na simulação, os acadêmicos do 7º período do Curso de Direito, durante duas horas, executaram os papéis das partes envolvidas no processamento do auto de prisão em flagrante e na audiência de custódia em um suposto crime de estupro de vulnerável.
As atuações dos acadêmicos, como policiais, delegado, advogado, juiz, réu e promotores seguiram os ritos previstos na Resolução nº 213/2015 do Conselho Nacional de Justiça e no artigo 310 do Código de Processo Penal.
“Recebemos a ideia dessa Simulação de forma bastante entusiasmada, tendo em vista, que a Audiência de Custódia é a mais recente novidade do chamado ‘Pacote Anticrime’. E pra mim, foi muito bom participar dessa atividade, personificada em delegada, que aliás, é um sonho que eu desejo futuramente alcançar”, diz a aluna do 7º período de Direito, Paula Menezes.
“Essa atividade foi de extrema valia para os alunos que participaram, bem como para aqueles que acompanharam, dada a clareza dos fatos e de como a realidade foi muito bem retratada por eles, que de fato, incorporaram os personagens e aprofundaram os estudos teóricos com uma prática forense do cotidiano. Assim, quando a teoria é vivida, por meio de metodologias ativas, a sedimentação do conhecimento é inquestionável. Todos estão de parabéns, tanto que aqueles que puderam acompanhar deixaram comentários positivos sobre esta prática,” finaliza o Prof. Esp. Danilo Neves.