O curso de Enfermagem do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema acaba de conquistar uma importante honraria em sua trajetória: foi aprovado na Campanha Nursing Now Brasil, que tem como intuito diminuir barreiras de acesso da população aos serviços de Enfermagem, como também, valorizar o profissional da área de Enfermagem e proporcionar a ele oportunidades de desenvolvimento em todo o mundo.
Em seu sentido global, a Campanha advêm de um Projeto organizado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) aliado a Organização Mundial da Saúde (OMS), com apoio do Parlamento Inglês e recebe suporte da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Burdett Trust for Nursing, um fundo independente de incentivo à educação, pesquisa e treinamento voltado à Enfermagem, de modo a promover a conscientização pública e governamental sobre a importância dessa profissão.
No Brasil, a Campanha Nursing Now foi implementada, em abril de 2019, pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e pelo Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).
A seleção do curso de Enfermagem nesta renomada Campanha se deu através da Iniciativa “Formação Baseada em Evidências”.
“A aprovação do curso de Enfermagem na campanha Nursing Now Brasil coloca nosso curso, bem como o UniFacema, dentro do mapa mundial de estratégias exitosas para fortalecimento da Enfermagem no mundo, por ter atingido a meta 3. Vemos aqui a significância de termos um curso que possui uma formação de qualidade e responsabilidade reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e pelo Centro Colaborador da OPAS/OMS, que define entre as principais metas definidas para o Programa no Brasil: o investimento no fortalecimento da educação e no desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem com foco na liderança, a busca pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem e a disseminação de práticas de Enfermagem efetivas e inovadoras com base em evidências científicas, em âmbitos nacional e regional”, finaliza o coordenador de Enfermagem, Prof. Msc. Braz Milanez.