Resultado de um trabalho realizado em conjunto com acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), o curso de Enfermagem do UniFacema teve o artigo “Perfil da Sífilis na Gestação no Período de 2007/2016 em Caxias/MA”, publicado na revista científica “Enfermagem Atual”, Conceito Qualis/Capes B2, periódico da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE).
O artigo teve como propósito analisar casos notificados de Sífilis em Gestantes e Sífilis Congênita no município Caxias/MA, no período de 2007 a 2016, através da descrição do perfil sócio demográfico, obstétrico e epidemiológico dessas gestantes e os aspectos clínicos e laboratoriais destes recém-nascidos e utilizou o método de uma pesquisa de natureza aplicada, do tipo descritiva exploratória e observacional, de coorte retrospectivo, com abordagem quantitativa.
“A Sífilis é uma doença milenar, tem cura comprovada, medicamentos que há muitos anos são utilizados para o seu tratamento, no entanto, ainda temos epidemias de Sífilis, não somente no Brasil, como também em outras partes do Mundo, e em Caxias, não seria diferente. Então, este estudo é embasado por esta preocupação em estudar o perfil epidemiológico desta doença. Ademais, por ele constatamos que a intervenção de se realizar a testagem precoce das gestantes, no momento do pré-natal, se mostra eficaz na prevenção da Sífilis Congênita, o que beneficia a saúde das gestantes e também de seus filhos,” coloca a Profa. Dra. Ana Carla Marques da Costa.
Questionada sobre a importância deste trabalho ter sido realizado de forma conjunta e parceira com outras academias, a Profa. Dra. Ana Carla Marques opina que ver como necessário a realização de trabalhos como este, pois segundo ela, trazem melhorias para todo o meio acadêmico, e também para o próprio aluno, que nele, participa, pois suscita nele, a importância do trabalho em equipe, não somente com os colegas do seu centro universitário, mas também através da contribuição de outros colegas de outras academias.
Eduardo Brito da Silva, aluno do 8º período de Enfermagem do UniFacema, aproveitou o momento de sua fala nesta matéria, para agradecer pela oportunidade de colaborar com este trabalho.
“Primeiro queria agradecer a Deus, depois a IES, que sempre esteve ao meu lado, nos presenteando com bons professores, que tem entusiasmo em nos incentivar nas publicações de artigos. A publicação deste artigo, foi de fato uma grande conquista para todos nós. Expresso aqui que também tenho objetivo de fazer um mestrado, e neste caso em pontual, aproveito para agradecer especificamente ao apoio da Profa. Dra. Ana Carla Marques da Costa e do Prof. Dr. Francisco das Chagas Araújo Sousa, os quais me incentivaram entrar em grupos de pesquisas, e também, agradeço ao meu amigo Wenderson Costa da Silva que me ajudou na condução deste artigo. Para findar, deixo aqui uma frase que levo como incentivo: ''A pior ambição do ser humano é desejar colher os frutos daquilo que nunca plantou''”.
Clique aqui e confira o Artigo