Teve início no dia 01 de abril, o curso de extensão: Pericia Social, Estudo Social e Parecer Social Frente Profissão do Assistente Social, ministrado pela Profª Espc. Elyda Cristina Nunes, para acadêmicos e profissionais da área. A proposta do curso é orientar aos alunos noção de conceitos fundamentais para o entendimento da construção dos instrumentos e técnicas de perícia, estudo e parecer social, bem como identificar o uso adequado dos instrumentos e técnicas quando solicitado ao Assistente Social.
A professora destacou a importância do curso “é de grande relevância para os alunos e profissionais porque vão ter uma noção de como é subjetivo esse trabalho do Assistente Social e através do curso eles vão ter esse aparato legal de instrumentos que podem ser utilizados com consciência e saber no dia-a-dia durante a prática profissional.”
Para a Assistente Social, Sâmia Karyn de Silva de Sá, que trabalha há cinco anos no Departamento de Saúde Mental do Estado, a Facema está de parabéns por oferecer o curso. “muito importante, porque na academia não aprendemos a fazer parecer, laudos e perícia social, esse aprendizado foi adquirido com a rotina diária, então agora é o momento de ter esses conhecimentos teóricos que vão ajudar muito na nossa rotina de trabalho, que ficará mais fácil de ser executada.”
A acadêmica do 8º período de Serviço Social de outra instituição, Ana Paula Machado Nogueira aproveitou a oportunidade de fazer o curso, assim que soube das inscrições. “Gostando e aprendendo muito, já que no dia-a-dia de acadêmica na minha faculdade não tinha visto ainda nada desse assunto, portanto agora é só aprendizado.”, disse a aluna.
O acadêmico do 6º período de Serviço Social da Facema, Antônio Magno Chagas de Sousa, também destaca a importância do curso. “Para nós enquanto futuros profissionais de Serviço Social fazer esse curso está sendo o diferencial, tendo conhecimentos de como desenvolver parecer, estudos sociais, perícia, diagnóstico, visita domiciliar, informações estas que vão nos ajudar na prática, diante do nosso fazer profissional, e é isso que a instituição vem nos proporcionando, conhecimentos do uso correto dessas ferramentas que vai nos possibilitar desenvolver um trabalho mais coerente dentro da sociedade.”