Cursos de Enfermagem e Psicologia do UniFacema finalizam as atividades alusivas ao “Setembro Amarelo”

Publicado em 05/10/2021 15:01:01

Nesta quarta-feira (28), os cursos de Enfermagem e Psicologia do UniFacema realizaram as últimas atividades alusivas ao “Setembro Amarelo”.

As ações tiveram início na última quinta-feira (16), com uma roda de conversa no auditório do UniFacema, com a temática: “ Uma explanação dos Motivos para viver”.

Dando continuidade as atividades, alunos dos cursos de Enfermagem e Psicologia do UniFacema, distribuíram-se em dois ambientes durante os dias 27 e 28 de setembro, no Caxias Shopping Center e na área de vivência da IES, onde propagaram informações com panfletos explicativos e cartazes, a fim de chamar atenção da população para o cuidado ao próximo, especialmente no que diz respeito a valorização da vida. Na ocasião foi proferida uma palestra, ministrada pelo enfermeiro e egresso do UniFacema- José Ytaciano, hoje coordenador do CAPSIII.

José Ytaciano

Coordenador do CAPSIII

“Agir, salvar vidas, e é preciso falar. Nós estamos nessa campanha contra o suicídio, falando especificamente, sobre a depressão, que leva a esse mal que está instalado no meio de nós, levantando sempre a bandeira da saúde mental, enaltecendo o “Setembro Amarelo”, para que as famílias possam ser protegidas desse mal e assim, iremos falar um pouco, sobre a valorização da vida, desse dom maior, que todos nós temos e levantarmos juntos a bandeira da saúde mental”.

(José Ytaciano, Coordenador do CAPSIII)

Prof. Msc. Francisco Braz Milanez Oliveira

Coordenador do curso de Enfermagem

Finalizando as atividades alusivas ao “Setembro Amarelo” os alunos, como principais protagonistas, desenvolveram estratégias de intervenção, preventivas a problemática do suicídio e sobrepondo a importância do tema que é, “A valorização da vida”. Na oportunidade foram discutidos a importância da espiritualidade, das relações sociais, da família e do vínculo social com outras pessoas, como uma forma de valorizar o nosso bem maior, que é a vida.

(Prof. Msc. Francisco Braz Milanez Oliveira, Coordenador do curso de Enfermagem)

Juliana Kelle

Acadêmica do 6° período de Enfermagem

Achei o evento muito importante, pois abordou um tema que vivemos no nosso cotidiano. Embora muitos desconheçam, mas em nossa cidade, existe um número bastante elevado em casos de suicídio, causado tanto pela depressão como por outros fatores agregados. Muitos não conseguem distinguir esses fatores iniciais, e o tema abordado aqui, traz uma noção a sociedade do quanto é importante abraçar essa causa. Para mim tanto curricular, quanto pessoal é de suma importância. Principalmente porque já passei por essa situação e sei a importância de um apoio, um abraço e de um amigo, principalmente. Então estou amando o evento.

(Juliana Kelle, acadêmica do 6° período de Enfermagem)

Profa. Dra. Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno

Coordenadora do curso de Psicologia

“Nós fizemos algumas ações para a campanha do “Setembro Amarelo” e a ideia foi mostrar para os alunos uma nova perspectiva, sendo trabalhado os motivos para viver e não apenas o suicídio, para sairmos da ideia de que os suicídios só provem da depressão, pois sabemos que envolve diversas situações, por isso é um problema de saúde pública. Então atrelado a isso veio a ideia de divulgar a rede de serviços público em Caxias, como ela funciona? Quem procurar? Mostramos todo o caminho de acompanhamento. Envolvemos a partir daí uma perspectiva multidisciplinar com o curso de Enfermagem, afinal os enfermeiros são nossos maiores parceiros nesse acompanhamento. A ideia foi que os alunos executassem planos de ação e realizassem na comunidade, levando para as pessoas o que aprenderam nos dois cursos, associado ao que acompanharam na palestra, sobre a valorização da vida. Foram 2 dias de ação com a intenção de levar ao público essas informações e assim auxiliar a quem precisa”.

(Profa. Dra. Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno, Coordenadora do curso de Psicologia)

Rossilene dos Santos Cardoso Lima

Acadêmica do 8° período de Psicologia

“Foi um prazer participar da elaboração e construção da atividade referente ao setembro amarelo, cujo tema se fez intitulado "valorização da vida". A partir dessa temática que muito pertinente e necessária ser trabalhada, foram desenvolvidas algumas ações do tipo, criação de material foto visual para exposição, lembrancinhas, dinâmica individual e ambientação sonora. Todas as ações tiveram como objetivos, oportunizar encontro entre discentes e egressos do curso, desenvolver psicoeducação e sobretudo difundir o fazer da psicologia para o público presente”.

(Rossilene dos Santos Cardoso Lima, acadêmica do 8° período de Psicologia)