Cursos do UniFacema realizam o evento “Mente Sã, Corpo São: o impacto do equilíbrio corpo-mente na prevenção de doenças crônicas e do suicídio”

Publicado em 27/09/2024 14:17:36

Em alusão ao Setembro Amarelo, os Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia do UniFacema, com a colaboração das coordenações do Serviço-Escola de Psicologia e da CIPA realizaram, dias 24 e 25/09, o evento “Mente Sã, Corpo São: o impacto do equilíbrio corpo-mente na prevenção de doenças crônicas e do suicídio”.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, realizada anualmente, com o principal objetivo de promover o diálogo sobre saúde mental, um tema que ainda enfrenta barreiras sociais, como o preconceito e a falta de informação. Assim, o UniFacema, por meio dos seus Cursos, ofereceu nesses dias, para estudantes dos referidos cursos e colaboradores(as) da IES, um espaço seguro para o compartilhamento de experiências, discussão de estratégias de enfrentamento e a identificação de sinais de alerta. Além disso, o evento incentivou a necessidade da procura de ajuda profissional e destacou a importância de fortalecer as redes de apoio, tanto em ambientes familiares quanto em círculos sociais, para que todos e todas comecem a buscar um cuidado maior com a saúde, não apenas mental e emocional, mas também física e orgânica.

No dia 24/09, o evento foi voltado para a realização de ações e exposições, com o atendimento aos funcionários(as) do UniFacema, nos laboratórios de ESF e Avaliação Nutricional, exposições de banners de acadêmicos(as) dos Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Membros da CIPA, abordando o tema do  autocuidado na promoção da saúde e prevenção ao suicídio.

Foram realizados também atendimento farmacêutico, com informações e orientações essências para garantir o uso seguro, eficaz e racional dos medicamentos; atendimento biomédico, onde os funcionários com seus exames laboratoriais em mãos, receberam orientações sobre a interpretação correta de seus resultados e os cuidados que deverão ter para manterem-se dentro dos padrões de referência desses exames; atendimento nutricional, com a realização de avaliação do estado nutricional, por meio de aferição de medidas antropométricas (peso, altura e circunferência da cintura), avaliação da composição corporal pelo método de bioimpedância, a anamnese com coleta de dados sobre hábitos alimentares, histórico de doenças, alergias e estilo de vida e definição do diagnóstico nutricional; atendimento de Enfermagem, com avaliação do estado mental, onde foram aplicadas técnicas para avaliar o autocuidado mental e níveis de ansiedade e acolhimento psicológico, que promoveu a conscientização sobre a prevenção do suicídio, de forma leve e acolhedora, por meio de atividades lúdicas e dinâmicas, que incentivaram a empatia, o autocuidado e o diálogo sobre a saúde mental.

No dia 25/06, o evento foi finalizado com a realização das palestras: “Importância do acompanhamento farmacoterapêutico na promoção da saúde e qualidade de vida do indivíduo”, ministrada pelo Prof. MsC. Rodolfo Ritchelle Lima dos Santos; “Exames de rotina: a chave para a prevenção e manutenção da saúde”, ministrada pela Profa. Dra. Juliana Nadielle Barbosa Cunha; “Prevenção de suicídio: se precisar, peça ajuda”, ministrada pela Profa. Helen Diana dos Santos Luz Rolim; “O impacto do atendimento de Enfermagem no cuidado de pacientes com transtornos psicóticos: uma abordagem holística”, ministrada pela Profa. Layanne Luize e “Saúde mental: um bem precioso, ministrada pela Profa. Lilyane Andressa.

outubro

Atendimento por e-mail

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema